Bearded Runner on Instagram

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Um Barbudo na Madeira - I

Como sabem, apoderou-se de mim a insanidade de me inscrever naquela que é, provavelmente, a prova mais linda e dura do trail nacional: o Madeira Island Ultra Trail. O MIUT é uma prova de 115kms com um desnivel positivo a rondar os 7000m, o que é como subir a Serra da Estrela três vezes e meia, sendo que, obviamente, terá o mesmo desnivel negativo, o que me obrigará a descer de novo a Serra da Estrela três vezes e meia. Para terminar esta loucura disponho de 32horas.

Será isto. Bem vistas as coisas tem só 6 subidas.


Para terminar uma prova destas não basta querer e crer, é preciso muito treino, muita dedicação e ainda mais treino e dedicação. Apesar de já ter feito 3 ultras, a verdade é que nada se aproxima daquilo que será MIUT. Quando digo nada, é mesmo nada. Nada bate o MIUT a nivel de tecnicidade, dureza e beleza. Não que já a tenha feito, mas esta é a opinião geral de quem já fez esta prova e outras no território nacional. Nas três ultras que fiz, a distância nunca foi superior a metade do MIUT. Fiz Piódão, Monte da Lua e Rocha da Pena; 53, 55 e 65kms respetivamente. E apesar de as ter terminado a todas dentro do limite da prova, foi sempre por alguns minutos. Isto porque o meu treino para estas provas foi não ter treino. Fui fazendo o que achava que seria melhor, sem me preocupar com questões muito especificas e importantes. Fui treinando à medida que me apetecia e nunca com o devido rigor. Até hoje faltou-me disciplina de treino.

A terminar a minha primeira ultra: Inatel Piódão Ultra Trail
53kms em 10h24m


Sabendo de antemão que se continuar assim apenas consigo fazer os 20 primeiros kms do MIUT, decisões tiveram de ser tomadas. A mais importante de todas foi arranjar um bom e adequado plano de treinos, que me permita terminar a prova dentro do tempo limite e a conseguir andar nos dias seguintes. Depois de falar com algumas pessoas cheguei à conclusão que cada pessoa é um caso e que o plano que funciona para A pode não funcionar para B. O melhor mesmo é ter-se um plano que seja desenhado especificamente para nós. E foi por isto que decidi arranjar um treinador que me prepare para o maior desafio a que já me propus.

O plano está a ser desenhado de acordo com as minhas características físicas e fisiológicas, com o meu historial de treino/provas, com os meus objetivos e, muito importante, tendo em atenção a minha disponibilidade e de forma a afetar o mínimo possível a minha vida familiar. A partir da próxima semana tudo vai começar. Tudo o que correr, todos os passos, todas as subidas e descidas, todo o suor que libertar, terão um único fim: a meta do MIUT.


Durante este tempo de preparação, farei aqui um relato sobre os meus treinos, os meus medos, as minhas questões, os meus conselhos e pedidos de ajuda, as minhas conquistas e a minha evolução. Se me querem acompanhar para saberem, antecipadamente, como esta história poderá terminar, fiquem desse lado!

Bons treinos para todos!

terça-feira, 27 de outubro de 2015

La Sportiva Bushido

O mundo do Trail Running há muito que andava a aguardar por este momento e o buzz que se gerou em volta dele era maior que todo o alarido em torno das provas que entraram e saíram no Circuito de Trail Running Nacional e a marca que lhes vai dar o naming. A pergunta que se fazia um pouco por tudo quanto era fórum, blog, facebook e mensagens entre os grandes campeões era: "Afinal que sapatilhas é que o Bearded Runner vai comprar?"

Podem finalmente descansar os vossos corações e largar os comprimidos para a ansiedade, que a escolha está feita.












Até agora ainda só os usei em trabalho, quando tive de ir percorrer a linha de comboio de Évora, e porque precisava de uns sapatos confortáveis e que não escorregassem nas travessas de madeira nem nas ervas molhadas. Depois de 2 dias e vários kms de linha andados, estou a gostar bastante. Depois dos Trilhos de Bellas, o verdadeiro teste, farei uma review completa. 

PS: O unboxing seguiu à risca as instruções do Mete Vaselina.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Rock'n'Roll Maratona de Lisboa 2015 - O Flop

Podia culpar as duas unhas dos pés que me saltaram 3 dias antes da corrida e que me deixaram as meias sujas de sangue.. podia culpar o estômago que voltou a fazer das suas, com câimbras tais que me obrigaram a sentar no banco de uma paragem do autocarro a ver se a dores passavam.. podia culpar o facto de ter sido ambicioso de mais (vá, ganancioso, mesmo) e me ter colado logo ao pacer das 3:30.. podia até culpar o boné ou a falta de chuva. Mas vou culpar o desleixo nos treinos que se apodera de mim antes das provas realmente importantes.

Há muito que estava inscrito nesta prova, sabia o dia exato e hora exata em que aconteceria, sabia até o percurso e a dificuldade que este apresenta. Para alguns pode não ser, mas quando 80% do percurso é feito sem se ver pessoas a aplaudir e a puxar por nós, é uma dificuldade. Sabia, de experiências passadas, que numa maratona não há heróis de sprints nem dos que vão para lá sem o devido respeito. E paguei caro a leveza com que a encarei.

Depois de um Agosto em que corri 300kms, o mês de setembro correu sem nenhuma corrida e sem nenhum treino. No inicio de outubro recomecei devagar e só no dia 11 fiz uma corrida a sério: a do Sporting com 10kms. Antes disso, esbocei uma tentativa de um treino longo que se ficou pelos 20kms e com a clara noção que a forma não era a ideal para o que iria acontecer duas semanas depois. Mas os 45'24" da corrida do Sporting deram-me uma falsa ilusão que a coisa até nem estava assim tão mal.

Mas 10kms não são 42, e eu já devia saber isso.

Foi com confiança que entrei no comboio até Cascais. Foi com confiança que conversei com os amigos na zona da partida. Foi com confiança que entrei na zona das -3H30. Foi com confiança que fiz os primeiros 15kms sempre abaixo dos 5'/km. Foi com confiança que acompanhei o pacer das 3H30 até ao km 20. Foi com confiança que olhei para o relógio e passei aos 21kms com 1H48'. Mas a partir daqui tudo mudou. O estômago começou a dar sinais de vida - iguais aos que deu na Eco Maratona de Lisboa e que me obrigaram a desistir aos 26kms - e tive de abrandar o ritmo. Comecei a ver o pacer a desaparecer lá ao fundo e eu sem conseguir correr atrás dele. Até que aos 24 kms tive de andar pela primeira vez. E depois foi um constante de intercalar e correr e andar para aliviar as dores. Ao km 34 tive mesmo de me sentar uns minutos para controlar tudo e conseguir, pelo menos, arrastar-me até à meta, que a muito custo consegui ao fim de 4h29'34".

Não quero que pensem que me estou a desculpar. Se bem que isto tenha tido muita influência, a falta de treino também não perdoou. As pernas também se sentiram do esforço inicial. Se calhar foi guloso de mais e devia ter guardado algumas energias para a segunda metade da prova. Se tivesse começado a um ritmo mais lento, poderia no final ter acelerado para fazer um tempo realmente bom. Talvez tanta coisa que nem vale a pena pensar nos "talvezes". A única certeza que tenho é que preciso treinar e treinar a sério se quero atingir os meus objetivos. Só falar não chega. Há que dar o corpo ao manifesto e o espírito ao sacrifício

De qualquer forma esta foi a minha quarta maratona, pode dizer-se que sou tetra-maratonista, mas a verdade é que não fiz nenhuma sempre a correr. Quem sabe, quando voltar a fazer uma internacional onde dá gosto correr e ver mares de gente a gritar, esteja chuva ou frio ou calor!


sábado, 17 de outubro de 2015

Maratona de Lisboa 2015 - Conferência de imprensa

Na passada sexta-feira tive oportunidade de assistir à conferência de imprensa da Maratona de Lisboa - por convite dirigido à Le Cool Lisboa, onde sou colaborador -, para a apresentação do evento, dos dados da mesma, perspetivas futuras e ainda ouvir o que os atletas de topo e que vão lutar pelo pódio têm a dizer.



A conferência começou com o discurso de Carlos Móia, que referiu que esta maratona de Lisboa cresce de ano para ano, muito devido ao número de estrangeiros que nela vêm participar. Esta temática, a dos estrangeiros, foi referida várias vezes durante os vários discursos. O Maratona Clube de Portugal, pela voz de Carlos Móia, afirmou que este é um dos objetivos a longo prazo: que esta maratona seja uma das mais concorridas de sempre e que traga cada vez mais estrangeiros, no sentido do turismo que estes fazem. Disse que na Mini-maratona estão inscritos 200 estrangeiros, e que ninguém se inscreve só para correr essas distância, portanto, deverão ser acompanhantes de quem vai correr a maratona ou a meia-maratona. Para o ano 2017 esperam ter cerca de 7000 inscritos na maratona e, finalmente, fazer maratona e meia-maratona em eventos diferentes, em fins de semana diferentes. Numa nota final, que abriu o discurso dele, agradeceu aos 90% de pessoas que participam nas duas provas principais e que não competem pelos pódios mas apenas pelo seu bem estar e pelo gosto em correr.



De  seguida foi a vez dos patrocinadores oficiais -Vodafone, EDP e CTT - e do CEO da Competitor Group, darem umas palavras. Para finalizar os discursos, um representante da Câmara de Cascais, da Câmara de Lisboa e o Secretário de Estado Adjunto do Desporto e Juventude, enalteceram a importância que esta e outras provas têm para os concelhos e para a população em geral. Segiu-se uma pequena sessão de perguntas aos atletas presentes.




Para quem não sabe, a Maratona de Lisboa está inserida na Rock'n'Roll Series, organizada pela mundialmente reconhecida Competitor Group. Josh Furlow (CEO) expressou a vontade de fazer desta maratona a maior de todas as que estão incluídas no circuito e que o quer já em 2017. Entre outras coisas revelou que o grande objetivo destas maratonas é trazer o americanos a visitar a Europa e vice-versa, numa clara aposta de turismo à escala global onde para além da vertente cultural, a desportiva está muito presente.

No final, houve foto de grupo com os atletas presentes na sala. Eu, embora seja um atleta TOP, não tive direito a participar na foto, se calhar porque ainda não sou atleta de TOPO. Falta-me só um O, menos mal.



Alguns dados sobre a Maratona e a Meia Maratona.

Inscritos na Maratona: 5000 (limite máximo)
Inscritos na Meia Maratona: 9000 (limite máximo)
Inscritos na Mini Maratona: 10000
Inscritos na CTT Cadeira de Rodas: 22 atletas, dos quais 9 portugueses.

Elite Masculina Meia Maratona
Atsedu Tsegay - ETH - 0:58:47
Guye Adola - ETH 0:59:06
Bernard Kiprop Koech - KEN - 0:59:10
Alex Oloitiptit Korio - KEN - 0:59:28
Nguse Amlosom - ERI - 0:59:39

Elite Feminina Meia Maratona
Mare Dibara - ETH 1:07:13
Yemer Wude Ayalew - ETH - 1:07:58
Rebeca K. Chesir - KEN - 1:08:21
Feyse Tadese - ETH - 1:08:35
Priscah Cherono - KEN - 1:08:35

Elite Masculina Maratona
Lawrence Kimayio - KEN - 2:07:10
Steve Kosgei - KEN - 2:08:05
Daniel Kiprop Limo - KEN - 2:08:35
Samuel Theuri - KEN - 2:08:56
Silas Sang - KEN - 2:09:10

Elite Feminina Maratona
Margaret Agai - KEN - 2:23:28
Visiline Jepkesho - KEN - 2:24:44
Purity Rionoripo - KEN - Estreia (1:08:29 MM)
Malika Assassah - MOR - 2:30:23
Beshadu Bekele - ETH - 2:44:23

Prémio:
Primeiro: 15 mil euros + 5 mil euros (sub 2h08 – masculino/sub 2h23 – feminino) + 10 mi euros (sub 2h07 – masculino/sub 2h22 – feminino)
Segundo: 10 mil euros
Terceiro: 8 mil euros
Quarto: 5 mil euros
Quinto: 3 mil euros
Sexto: 2 mil euros

Prémios para atletas portugueses na Maratona (Geral masculina e feminina):
Primeiro: 2 mil euros
Segundo: 1500 euros
Terceiro: 800 euros
Quarto: 500 euros
Quinto: 300 euros


Eu não discursei, mas até tinha muitas coisas para dizer. Contentei-me com uma foto!


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Corrida Sporting 2015 - Penta totalista!

Sei que isto anda um pouco parado por aqui e que interrompi o silêncio para vir deixar aquela bomba da Madeira (calma senhores da Google, a bomba da Madeira não é uma bomba a sério, mas acredito que vá rebentar comigo!). Mas adiante...

O mês de Setembro foi passado sem correr um único km. Em boa verdade acho que nem um metro corri. Porquê?! Estava ressabiado por causa do desafio dos Pernas de Gafanhoto em que perdi a liderança no último dia e porque de vez em quando preciso de uma pausa destas para definir novos objetivos e voltar com outra motivação.

Assim sendo, em Outubro voltei aos treinos, enferrujado e em clara má forma (redondo também é forma, ams pronto..), mas voltei. E se há corrida à qual eu não falto é à Corrida Sporting. Em 5 edições, estive presente nas 5. O meu PB aos 10kms é nesta prova, com 44' e alguns segundos. Desta vez, sem os treinos em dia, consegui o maravilhoso tempo de 45'24"! O que foi tanto uma surpresa como uma desilusão. Surpresa porque depois de 32 dias sem correr e só com 3 ou 4 treinos da treta, consegui fazer um bom tempo; desilusão porque fiquei tão perto de bater o PB e porque senti que podia ter dado um pouco mais de mim.

Sobre a prova. Foi sempre consistente até ao km 5, fazendo 5' no primeiro km e depois correndo entre os 4' e os 4'10"/km durante os outros 4. Na volta, quando começamos a subir a Fontes Pereira de Mello, o ritmo abrandou um pouco para os 4'30" e foi quando cheguei ao Saldanha que o relógio ficou sem bateria (pois, não preparei tudo com antecedência) e, não conseguindo controlar o ritmo da passada, desatei a correr feito louco, a uns alucinantes 3'40". Resultado, no último tunel senti uma quebra que me enviou de novo para os 4'30". Na parte final lá acelerei um pouco e quando vi que ainda ia passar abaixo dos 46' do cronómetro e tendo em conta o tempo que demorei a passar o pórtico da partida, sabia que tinha feito um tempo decente.

De resto, nada de negativo a apontar. Desde o levantamento do dorsal no dia anterior que demorou 1minuto, aos currais de tempo, ao abastecimento suficiente a meio da prova, a terminar no relvado, ao bom escoamento, a medalha igual à do ano passado mas com nova data, a maçã e a banana para recuperar depois da prova, tudo impecável. E, melhor de tudo, redimiram-se da tshirt do ano passado, dando-nos uma com as cores do clube e com o símbolo ao peito.

Sem duvida nenhuma, uma prova a repetir todos os anos!

Dois Jubas!

Terminar dentro do estádio e pisar o relvado é sempre espetacular!

O certificado, que um dia destes ainda vai ter uma tempo abaixo dos 40'!