Bearded Runner on Instagram

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Maratona do Porto 2015: a vingança.

Em 2014 fiz a minha primeira maratona: a de Lisboa. Um mês depois fiz a minha segunda maratona: a do Porto.
Se a primeira foi um mar de emoções onde tudo me correu bem do início ao fim, desde a preparação da prova até ao cortar da meta, já a do Porto não correu tão bem em nenhum aspeto (tirando o mar de emoções). Por isso, e como sinto que tenho de vingar a minha prestação naquela prova...



Pumbas! Inscrição feita e confirmada e dorsal atribuído!

Como já disse, não vou abandonar a estrada, e há uma ou outra prova que quero continuar a fazer. Faria muitas mais, não fosse isto de correr ficar tão caro. É que entre inscrições, equipamentos, deslocação e, às vezes, alojamento, é quase como criar um filho.

Mas sobre o que correu mal. Entre a maratona de Lisboa e a do Porto, praticamente não consegui treinar, tendo apenas feito 3 provas de 10kms nos fins de semana que as separaram. Assim, é normal que as pernas se tenham sentido a partir dos 30kms, demorando quase tanto tempo a fazer os últimos 12 como os primeiros 30. Depois, uma vontade louca de ir fazer o #1 e não haver casas de banho disponíveis no percurso. Se em provas de trail, casas de banho é o que não faltam, já na cidade e com as pessoas a olharem, era complicado aliviar-me naquele zona da prova. Assim, aguentei cerca de 5kms com a bexiga a rebentar. Acho que a vez que corri mais foi quando vi o cubículo cor de laranja!
Mesmo antes da prova enervei-me com a organização, quando lhes fiz uma queixa e me disseram que em 5000 pessoas era o primeiro a queixar-se daquilo. Disse que até podiam já ter ali estado 5milhões, eu tinha o direito de reclamar. Ao fim de 30minutos a falar com eles, a coisa lá ficou mais ou menos resolvida.

O percurso da prova é um pouco repetitivo, corre para um lado, depois para o outro, uma vez dum lado, outra vez doutro. É o que é, e assim sempre podemos ir percebendo se vamos bem ou mal quando revemos outro atleta. O final da priva, já debaixo de água torrencial e após 4h30m (mais 30minutos que a de Lisboa) foi muito idêntica à de Lisboa, pelo menos na parte das lágrimas e do beijo que recebi da minha companheira de logística (quem sabe, se em 2015, também de corrida).

Por todas estas coisas, já estou inscrito na corrida e com uma vontade imensa de cilindrar o tempo e performance da outra! Aaaah e porque o preço até ao final do ano é de apenas 25€! É de aproveitar.

2 comentários:

  1. Quando corri a Maratona de Sevilha acho que fiz o #1 umas 5 vezes nos primeiros 30km lol quando tem que ser, tem que ser.. Qual foi a tua queixa À organização que motivou essa resposta a roçar a arrogancia?? Fiquei com a mesma impressão que tu quando corri lá. Realmente a zona é bonita, mas no fundo andamos ali às voltas no mesmo sitio durante uns 30km... Bem, boa maratona então! Ah, e bom 2015 :) Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resumindo: ainda não tinha chegado ao local para levantar o dorsal quando um amigo me diz que a tshirt que estavam a dar era uma de algodão da EDP. Como gosto de correr com as tshirts das provas (e não tinha levado mais nenhuma) consultei o regulamento e lá dizia que no levantamento do dorsal iriam dar a tshit oficial da corrida. Quando os confrontei com isso, deram-me a tal resposta arrogante e que a tshirt oficial era uma finisher, só no final é que a recebiamos e se cortássemos a meta. Reclamei e disse que não era isso que lá dizia, ainda para mais, quando ofereciam uma de algodão e na bancada atrás estavam a vender tshirts técnicas alusivas à maratona. Tanto reclamei que lá me deram a tshirt técnica da corrida dos 16kms, com a promessa que iriam alterar o regulamento para evitar estas confusões. Acabei por ver muita gente com as tais tshirts técnicas que estavam a vender e com homens a sangrar dos mamilos. Enfim, eu também podia ter levado outra tshirt, mas eles também podiam ter avisado que a técnica era finisher. E quanto mais me respondiam arrogantemente e a dizer que noutras maratonas era assim, mais um decidi que não saía dali sem uma tshirt técnica.
      Depois, foi a falha das casas de banho e o percurso muito repetitivo... E um público muito pouco aderente ao evento.
      Assim, em 2015 quero lá voltar para ver se corre melhor. :)

      Bom 2015 para ti também!
      Abraço

      Eliminar