Bearded Runner on Instagram

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Rock'n'Roll Maratona de Lisboa 2015 - O Flop

Podia culpar as duas unhas dos pés que me saltaram 3 dias antes da corrida e que me deixaram as meias sujas de sangue.. podia culpar o estômago que voltou a fazer das suas, com câimbras tais que me obrigaram a sentar no banco de uma paragem do autocarro a ver se a dores passavam.. podia culpar o facto de ter sido ambicioso de mais (vá, ganancioso, mesmo) e me ter colado logo ao pacer das 3:30.. podia até culpar o boné ou a falta de chuva. Mas vou culpar o desleixo nos treinos que se apodera de mim antes das provas realmente importantes.

Há muito que estava inscrito nesta prova, sabia o dia exato e hora exata em que aconteceria, sabia até o percurso e a dificuldade que este apresenta. Para alguns pode não ser, mas quando 80% do percurso é feito sem se ver pessoas a aplaudir e a puxar por nós, é uma dificuldade. Sabia, de experiências passadas, que numa maratona não há heróis de sprints nem dos que vão para lá sem o devido respeito. E paguei caro a leveza com que a encarei.

Depois de um Agosto em que corri 300kms, o mês de setembro correu sem nenhuma corrida e sem nenhum treino. No inicio de outubro recomecei devagar e só no dia 11 fiz uma corrida a sério: a do Sporting com 10kms. Antes disso, esbocei uma tentativa de um treino longo que se ficou pelos 20kms e com a clara noção que a forma não era a ideal para o que iria acontecer duas semanas depois. Mas os 45'24" da corrida do Sporting deram-me uma falsa ilusão que a coisa até nem estava assim tão mal.

Mas 10kms não são 42, e eu já devia saber isso.

Foi com confiança que entrei no comboio até Cascais. Foi com confiança que conversei com os amigos na zona da partida. Foi com confiança que entrei na zona das -3H30. Foi com confiança que fiz os primeiros 15kms sempre abaixo dos 5'/km. Foi com confiança que acompanhei o pacer das 3H30 até ao km 20. Foi com confiança que olhei para o relógio e passei aos 21kms com 1H48'. Mas a partir daqui tudo mudou. O estômago começou a dar sinais de vida - iguais aos que deu na Eco Maratona de Lisboa e que me obrigaram a desistir aos 26kms - e tive de abrandar o ritmo. Comecei a ver o pacer a desaparecer lá ao fundo e eu sem conseguir correr atrás dele. Até que aos 24 kms tive de andar pela primeira vez. E depois foi um constante de intercalar e correr e andar para aliviar as dores. Ao km 34 tive mesmo de me sentar uns minutos para controlar tudo e conseguir, pelo menos, arrastar-me até à meta, que a muito custo consegui ao fim de 4h29'34".

Não quero que pensem que me estou a desculpar. Se bem que isto tenha tido muita influência, a falta de treino também não perdoou. As pernas também se sentiram do esforço inicial. Se calhar foi guloso de mais e devia ter guardado algumas energias para a segunda metade da prova. Se tivesse começado a um ritmo mais lento, poderia no final ter acelerado para fazer um tempo realmente bom. Talvez tanta coisa que nem vale a pena pensar nos "talvezes". A única certeza que tenho é que preciso treinar e treinar a sério se quero atingir os meus objetivos. Só falar não chega. Há que dar o corpo ao manifesto e o espírito ao sacrifício

De qualquer forma esta foi a minha quarta maratona, pode dizer-se que sou tetra-maratonista, mas a verdade é que não fiz nenhuma sempre a correr. Quem sabe, quando voltar a fazer uma internacional onde dá gosto correr e ver mares de gente a gritar, esteja chuva ou frio ou calor!


16 comentários:

  1. Hey... Tanta conversa e tal foi mt mau mas terminaste :) todos Temos dias maus e ha corridas em que tudo corre mal mas acontece (fala a moça k Nem uma meia fez). Pra proxima corre melhor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é que parece que faço de propósito para que os dias corram mal. Em vez de treinar, desleixo-me e depois arrependo-me de não ter dado o máximo.
      Em dezembro tens uma boa oportunidade de te estreares nos 21kms! :)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto, hora e meia depois apetece-me apagar o comentário, acho que fui demasiado bruto :P Isto de não correr há 3 semanas está a afectar-me eheh Espero que tenhas percebido que não era a minha intenção, o teu tempo foi bastante bom, quem dera muita gente. Mas se dizes que foi um flop é porque achavas que a conseguias correr em 3h30 (abaixo de 5 ao km) sem treinar. Isso, para gajos como nós, não é lá muito fácil.. Enfim, desculpa lá se fui demasiado directo :\

      Eliminar
    2. Não tens nada de apagar comentários e não disseste nada que eu não saiba e que quem já tenha corrido uma maratona saiba também. Um maratonista deve ser humilde e empenhado. Não fui nem uma nem outra. Paguei caro.
      É verdade que a terminei, mas em Agosto via-me a termina-la de forma bastante diferente.
      Em boa verdade, Filipe Miguel, o meu tempo foi uma caca para quem há um ano a fez abaixo das 4 horas e para quem deveria ter consciência do trabalho que uma maratona dá.
      Se calhar, se tivesse ido atrás do gajo das 3:45 tinha-me safado melhor.
      Abraço

      Eliminar
  3. A experiencia e o respeito faz nos ser humildes. Ontem respeitei a e tirei 38m a 2@ e 43 a 1 k fiz. A diferenca foram 240kms por mes nos ultimos 3, 13 acima de 20 e 1 acima de 30. Da proxima daras o teu melhor e superas isto. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, faltou-me alguma humildade a encarar a prova rainha.
      Ainda bem que o fizeste e que conseguiste os teus objetivos.
      Para a próxima estarei mais bem preparado.
      Abraço

      Eliminar
  4. Resumindo... vendo o lado positivo, fizeste uma Meia Maratona em 1h48, o que é uma marca simpática. Depois foi o Inferno... :)

    Reconheces que o treino é que faz falta e isso já meio caminho para o sucesso, na próxima!

    Hasta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é um ponto de vista. E depois também fiz uma segunda meia maratona noutro tempo simpático.

      Tinha um bom treino até Setembro, mas depois parei e deu nisto. Enfim, outras virão! ;)

      Abraço

      Eliminar
  5. MIUT...tic tac...

    e não tenho mais nada a dizer.

    Abraço

    PS: estou com questões semelhantes em relação ao Porto, com a agravavante de falta de experiência na distância...enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, time is ticking!

      Podes sempre ler/falar com malta que já as fez. Se bem que não há duas maratonas iguais. A não ser para os quenianos! :D Acima de tudo, treina. Depois, durante a prova, diverte-te, desfruta e ri-te, porque quando passares a meta vais chorar! :D

      Abraço

      Eliminar
  6. Foi uma boa análise, tens noção do que aconteceu e porquê, portanto agora é olhar em frente.
    Muitos kms te aguardam. ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não valia a pena estar a desculpar-me com outras coisas que não o desleixo na fase final dos treinos.
      Agora é recolher os cacos do orgulho e lançar-me no treino hercúleo para a odisseia que está agendada! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Acho que estás a ser muito duro contigo quando dizes ter sido um flop. Para quem praticamente não treinou, não só fizeste a distância como fizeste num tempo muito bom...

    7:00 am Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão é mesmo essa, o praticamente não ter treinado... Se me meto nas coisas e depois não faço por atingir o objetivo, mais vale estar quieto. Eu sei que é um tempo bom, ou um tempo que muita gente tem como objetivo, mas, para mim, numa fase destas, sabe-me a pouco. Mas a culpa é inteiramente minha, daí ter de ser duro comigo.

      Por outro lado, continuas a ter um tempo melhor que o meu! ;)

      Eliminar
  8. Olha ... podes não estar satisfeito, mas é mais uma no CV e acima de tudo foi uma grande aprendizagem. A Sra.Dª Maratona não faz prisioneiros e é preciso respeita-la... Parabéns pq não deve ter sido nada fácil acabar essa Maratona, fisicamente em baixo e psicologicamente de rastos ... sei como é, já passei por isso.
    Grande abraço

    ResponderEliminar