Bearded Runner on Instagram

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Um Barbudo na Madeira - I

Como sabem, apoderou-se de mim a insanidade de me inscrever naquela que é, provavelmente, a prova mais linda e dura do trail nacional: o Madeira Island Ultra Trail. O MIUT é uma prova de 115kms com um desnivel positivo a rondar os 7000m, o que é como subir a Serra da Estrela três vezes e meia, sendo que, obviamente, terá o mesmo desnivel negativo, o que me obrigará a descer de novo a Serra da Estrela três vezes e meia. Para terminar esta loucura disponho de 32horas.

Será isto. Bem vistas as coisas tem só 6 subidas.


Para terminar uma prova destas não basta querer e crer, é preciso muito treino, muita dedicação e ainda mais treino e dedicação. Apesar de já ter feito 3 ultras, a verdade é que nada se aproxima daquilo que será MIUT. Quando digo nada, é mesmo nada. Nada bate o MIUT a nivel de tecnicidade, dureza e beleza. Não que já a tenha feito, mas esta é a opinião geral de quem já fez esta prova e outras no território nacional. Nas três ultras que fiz, a distância nunca foi superior a metade do MIUT. Fiz Piódão, Monte da Lua e Rocha da Pena; 53, 55 e 65kms respetivamente. E apesar de as ter terminado a todas dentro do limite da prova, foi sempre por alguns minutos. Isto porque o meu treino para estas provas foi não ter treino. Fui fazendo o que achava que seria melhor, sem me preocupar com questões muito especificas e importantes. Fui treinando à medida que me apetecia e nunca com o devido rigor. Até hoje faltou-me disciplina de treino.

A terminar a minha primeira ultra: Inatel Piódão Ultra Trail
53kms em 10h24m


Sabendo de antemão que se continuar assim apenas consigo fazer os 20 primeiros kms do MIUT, decisões tiveram de ser tomadas. A mais importante de todas foi arranjar um bom e adequado plano de treinos, que me permita terminar a prova dentro do tempo limite e a conseguir andar nos dias seguintes. Depois de falar com algumas pessoas cheguei à conclusão que cada pessoa é um caso e que o plano que funciona para A pode não funcionar para B. O melhor mesmo é ter-se um plano que seja desenhado especificamente para nós. E foi por isto que decidi arranjar um treinador que me prepare para o maior desafio a que já me propus.

O plano está a ser desenhado de acordo com as minhas características físicas e fisiológicas, com o meu historial de treino/provas, com os meus objetivos e, muito importante, tendo em atenção a minha disponibilidade e de forma a afetar o mínimo possível a minha vida familiar. A partir da próxima semana tudo vai começar. Tudo o que correr, todos os passos, todas as subidas e descidas, todo o suor que libertar, terão um único fim: a meta do MIUT.


Durante este tempo de preparação, farei aqui um relato sobre os meus treinos, os meus medos, as minhas questões, os meus conselhos e pedidos de ajuda, as minhas conquistas e a minha evolução. Se me querem acompanhar para saberem, antecipadamente, como esta história poderá terminar, fiquem desse lado!

Bons treinos para todos!

6 comentários:

  1. Com trabalho tudo se faz!! Bora lá!

    Ah, depois falamos melhor sobre essas "só 6 subidas".. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conto com as tuas dicas e apoio nos primeiros 200m de prova (tempo que te vou conseguir acompanhar). No final espera por mim! haha

      Eliminar
  2. Isso com ponchas não vá lá????

    Bom, se achas que não, se calhar é melhor fazeres o que estás a começar a fazer!

    Depois vai contando!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que haja ponchas nos abastecimentos! :D

      Não acho, tenho a certeza. hehe

      Abraço

      Eliminar
  3. Gostava de ver esse plano de treinos depois de elaborado. Planos de treinos para provas de estrada conheço-os bem, agora um plano para um ultra trail gostava de ver :)

    Força!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O plano vai sendo elaborado à medida que se vai avançando no treino, uma coisa continuada e acompanhada. Mas passa por muitos kms e muito desnível! haha

      Obrigado e abraço!

      Eliminar