Bearded Runner on Instagram

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Tens o Mund(o) nos teus pés!



Pergunta 1: Quanto tempo perdem à procura dos novos ténis que precisam comprar porque os antigos já não têm rasto ou o vosso cão os roeu?
Resposta: Muito tempo, demasiado tempo, tanto tempo que até desespero.

Pergunta 2: Quanto tempo perdem à procura de meias próprias para corrida?
Resposta: Não perco. Vou ao Lidl ou Aldi e compro um pack de 5 pares por 10€. TOP!
 

E eu não era muito diferente disto, confesso.
Mas para quem tem uns pezinhos de Cinderela como eu, a saúde deles começou a preocupar-me cada vez mais. Porque se há coisa que eu não gosto nada é de terminar uma corrida ou um treino e ter bolhas que às vezes parecem outro pé, de tão grandes que são. E porque os packs de 5 meias são baratos, mas a qualidade da meia é tão boa que ao fim de duas lavagens o tecido parece lixa. E depois via por essa internet fora malta a fazer provas de 100kms sempre com as mesmas meias e, no final, os pés estarem impecáveis.



Foi então que apresentei o meu projeto para 2018 (que mais tarde vos falarei) ao Nuno Baixinho, o responsável da empresa RUNSOX em Portugal. E a primeira pergunta que me faz foi efectivamente que tipo de meias usava. Envergonhado fui enrolando para não afirmar que o que ele diz é a mais pura das verdades: “Um gajo é capaz de gastar 200€ nuns ténis, mas depois não gasta 10€ num bom par de meias.”

Lá lhe disse que as meias onde gastei mais dinheiro foi numas da marca Injinji, e que apesar de ter feito uma prova de 100kms com elas e os pés terem terminado em condições, gostei pouco da sensação de ter os dedos todos apertados.

E o Nuno “atirou” para cima da mesa alguns modelos da marca Mund e começou a explicar-me que isto e que aquilo, e que o tecido assim, e que a compressão assado, e que a malha coiso, e eu fiquei convencido. Não só porque não percebo nada do assunto, mas porque percebi que o Nuno tem muito conhecimento sobre esta matéria.



E o melhor conselho que vos posso dar é que se dirijam à loja dele e que ouçam, com ouvidos de ouvir, tudo o que ele tem para vos ensinar.


No final, quando me fui embora, levava 3 pares de meias para trail – Mund Trail, Mund Ultra Raid, Gococo Technical Cushion - e um par de meias de recuperação - Technosocks Medical Standard -, e estava em pulgas para as experimentar. E todas, excepto as Gococo, já foram usadas mais que uma vez.

Comecei pelas Mund Trail e a sensação que tive assim que as calcei é que estava a pisar nuvens de algodão. A meia adapta-se perfeitamente ao pé e quase que pensei que podia correr só com elas e deixar os ténis em casa. Só não o fiz porque elas são giras e não as queria estragar. Usei em treinos de estrada e em trilhos, e usei-as em provas de estrada. Curiosamente, foi com elas que bati o meu recorde pessoal na meia maratona! A performance das meias é de facto excepcional, permitindo ao pé respirar e o tecido não abrasa a pele. Não é que tenha chovido durante as minhas corridas, mas senti que os pés estavam sempre na temperatura ideal. Às vezes, com outras meias da treta, ao fim de algum tempo ficava com os pés muito quentes… para não falar das bolhas. Com as Mund ainda não tive este problema, e acredito que não o terei nunca.


Depois de um treino mais puxado, senti algum incómodo nos gémeos direitos e decidi que seria a altura ideal para usar as meias de repouso. Apesar de terem alguma compressão, não é exagerada e a sensação foi igual a usar calças de licra. A parte superior da meia, a costura, mantém o mesmo nível de compressão e para mim é o ideal, porque não gosto nada de sentir a zona abaixo do joelho toda apertada e a dificultar os movimentos. Usei-as desde o jantar até ao outro dia de manhã e senti-me bem melhor. Estas meias servem para ativar a circulação linfática ou o que é, e isso facilita na recuperação muscular. Mais uma vez, melhor do que eu, o Nuno explica-vos isto tudo e muito mais.

E finalmente experimentei as Mund Ultra Raid e… são tudo o que as Mund Trail são mas ampliado umas 10x! São, sem qualquer dúvida, as melhores meias que já usei! E mais não preciso dizer.


Há um “teste” que gosto de fazer ao material que uso, que é usar uma vez, não lavar, e voltar a usar. Podem chamar-me porco, mas quando os treinos são muitos e não há roupa suficiente para fazer uma máquina, há que usar o que já foi usado. Isto permite-me saber a real qualidade do tecido. E ambos os modelos da Mund passaram com distinção. Quando as voltei a calçar depois de usadas, o tecido estava seco e a elasticidade igual. O único senão, o cheiro, mas isso, pronto… 


Falta-me experimentar as Gococo, mas só o farei depois do Trilhos dos Reis, para as testar ainda antes de Sicó.

E vocês, que meias usam e recomendam?


7 comentários:

  1. Eu não vou ao aldi, vou à decathlon.

    Um pouco como tu, portanto.

    Verdade que com treinos maiores e aqui apenas em estrada, por vezes já sinto algum desconforto que, acredito, também possa vir da meia.

    Até porque mesmo a decathlon tem várias gamas e ao contrário do que muita gente pensa, há diferenças e não só no preço.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pior que o desconforto é a durabilidade das coisas ditas baratas...
      Ao fim de umas quantas lavagens o tecido parece lixa e perdeu qualquer elasticidade que tivessem.

      Mas quando se anda muitos kms no mato, a molhar as meias e tal, convém serem boas a todos os níveis.

      Abraço

      Eliminar
  2. Sportzone, Decathlon, Lidl...
    Felizmente não tenho problemas de bolhas e afins, caso contrário já teria procurado por outras alternativas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também depende um pouco das distâncias e intensidade da corrida que fazes com elas...

      Se for fazer um treino regenerativo de 1h em alcatrão, sou capaz de levar umas meias mais velhas só mesmo para as usar até rebentarem.. :)

      Eliminar
  3. Mund e Gococo são excelentes marcas! Tenho tido excelentes experiências com ambas! E a Runsox é o sitio ideal para comprar estas marcas que o público infelizmente desconhece!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Usei as Gococo no fim de semana passado num treino por Sintra, e prefiro as Mund. É verdade que as Gococo que tenho não são as novas de trail, mas as Mund Ultra Raid são de um conforto extraordinário.

      O público até vai conhecendo de ver na net, o pior depois é encontrar um local físico para as ver e experimentar. Felizmente temos a Runsox e o Nuno Baixinho a salvar o dia. :D

      Eliminar
  4. A peúga errada pode tramar-nos a sério, e transformar um treino ou uma prova num martírio, evitável. Com um orçamento sempre curto, não compro grandes marcas, mas procuro coisas fundamentais como não terem costuras, macias, etc, mas como compro tão de longe em longe, nem sei dizer as marcas...mas que as há fantásticas, lá isso há e nota-se bem quando se usa uma vulgar e uma melhorzinha.

    ResponderEliminar