Bearded Runner on Instagram

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A entrada nos trilhos.

Apesar do nome do blogue ser este, a verdade é que não estou a começar do fundo do sofá.
Já há algum tempo que saí do sofá e comecei o meu caminho nisto das corridas. Mas comecei na estrada, e o alcatrão foi o meu companheiro durante longos kms. Fiz muitas corridas de 10kms, algumas meias-maratonas e 2 maratonas, oficiais, fora os milhares de kms em treinos. E foi depois de completar a minha segunda maratona - a segunda no espaço de um mês, Lisboa e Porto) que percebi que agora precisava de mais, de um desafio, não que mais longo, mas pelo menos diferente. E o trail surgiu quase de imediato, como sendo a melhor opção.

Entretanto, já participei num trail oficial (15kms) e fiz uns treinos mais puxados (em São João das Lampas e em Monsanto). Também já me inscrevi em várias corridas e, das próximas 8, apenas uma é de estrada.

Sou sincero, acho que a evolução natural de um corredor é esta: começar na estrada, percursos curtos, evoluir até sentir o bicho da Maratona, correr uma maratona e depois querer mais do que isso. E antes das aventuras nas ultramaratonas, o trail parece-me a opção natural e lógica. Em boa verdade, já sentia a monotonia da estrada, sempre os mesmos percursos, o mesmo piso, ter de parar em semáforos e passadeiras, ter que levar com o fumo dos escapes dos carros e motas. No trilho, tudo é diferente, nada é monótono. Aquela estrada que era de terra batida num sábado, é um pequeno rio no domingo, aquele caminho que é sempre plano, rapidamente se transforma numa parede de escalada, comemos mosquitos, sujamo-nos (não adoramos ser crianças?!) da cabeça aos pés, caímos e arranhamo-nos nos braços e nas pernas...

Estou a adorar esta incursãoe espero ter aqui um companheiro por muito tempo.
Não vou deixar o alcatrão. A estrada continua a ser aquele primeiro amor que deixamos porque já não nos deixa 100% felizes, mas com o qual ainda gostamos de sair para meter a conversa em dia e reviver histórias do passado. Apenas me vou dedicar mais a esta nova paixão.

O blogue ainda está em construção. Tenciono ter um calendário das minhas provas, arranjar forma de deixar aqui os meus GPX dos treinos e colocar aqui alguns blogues de referência nisto da corrida.



5 comentários:

  1. É apenas o percurso natural do corredor de pelotão de hoje em dia :)... eu estou na fase de adorar os dois, ora a liberdade, as paisagens e a natureza dos trilhos, ora o seguir um plano, olhar para o relógio e andar atrás dos tempos no alcatrão... no me coração existe espaço para as duas vertentes :)
    Aquele abraço e bons trilhos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que eu não sou de poletão! Sou do top 10! :) quando há 11 a correr! :)
      Também não vou deixar a estrada, e querer superar o que já fiz, mas a verdadeira dedicação vai ser ao trilho! :)

      Abraço!

      Eliminar
  2. Eu também ando assim, não abandonarei a estrada, mas adoro trilhos também!

    Para mim velocidades é na estrada, aventura é nos trilhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que é mesmo por aí.
      Estrada velocidadade (excepto maratonas) e trilhos aquela aventura e superar obstáculos!

      Eliminar
    2. Sim e nos trilhos são umas belíssimas aventuras!

      Eliminar