Bearded Runner on Instagram

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

1ª Etapa Território Circuito Centro - Proença-a-Nova

Já foi quase há uma semana e ainda não tinha aqui vindo contar nada sobre a prova mais gira que fiz até hoje! Não é que tenham sido muitas, é verdade, mas esta tinha uns cenários espetaculares. Dificilmente consigo descrever os locais por onde passei através de palavras, mas no post abaixo, podem ver algumas fotos tiradas pela organização durante o reconhecimento do percurso. Em alternativa, podem sempre ir ao Quarente e Dois ver as fotos e video do Filipe.

Assim, resta-me falar da minha prova. Descobri que há duas coisas que atrasam o meu andamento: as subidas e as descidas. Descobri também por que é que nunca vou ficar nos lugares do pódio: paro para tirar muitas fotografias. Mas sejamos honestos, eu fico contente se conseguir uma classificação a meio da tabela, por isso, não tenho problemas em parar de 10 em 10 minutos para registar aquele lugar. Mas, dizia eu, que vos ia falar sobre a minha prova. Os 20+ acabaram por ser 26 e uns pozes, o que me levou a pensar num tempo perto das 3h. Arranquei confiante mas sem apertar porque não queria ir abaixo logo na primeira subida. E se havia subidas! Enquanto as consegui subir a correr, fi-lo; quando as pernas já não davam para mais, andei. A determinada zona, um manto de gelo cobria as ervas verdes, dava uma beleza imensa ao percurso. Foi aqui que sujei as calças pela primeira vez, quando fui ao chão duas vezes seguidas. O dia estava solarengo, mas sentia-se o frio, e o vapor da respiração era visivel. Eu uso óculos, quando vou a correr o vento passa por eles e não deixa embaciar as lentes. O mesmo não acontece quando vou a andar ou quase parado. Lentes embaciadas, gelo no chão e uma ladeira, só pode resultar numa coisa. Por volta do km 7, apoio mal o pé esquerdo e senti uma dor no peito do pé. Pensei logo que já tinha estragado tudo, que o tivesse torcido, mas fui aguentando e consegui terminar a prova, tendo um cuidado extra ao pousar o pé.



As subidas, já vos disse que havia muitas subidas? E grandes! Quase intermináveis! Centenas de metros sempre a subir. Ando nisto dos trilhos há pouco tempo, e onde sinto mais dificuldade é mesmo nas subidas. Como não sou atleta de pódio, quando me custa, ando. Nas descidas senti-me mais confiante, muito porque não senti dores durante a prova. Costumava sentir uma dor no parte de fora do joelho direito, que me impedia de correr nas descidas ou mesmo descer escadas. Desta vez não senti nada disso, talvez porque os treinos são mais intensos e adequados aos trilhos.



Acabou por correr muito bem e com tanta subida a andar e as paragens nos abastecimentos, cruzei a meta ao fim de 3h38'. Na próxima etapa, de 25kms, tento ser mais rápido e tirar menos fotos.




Quanto à organização, nada de negativo a apontar. Aliás, só posso mesmo dizer coisas boas. Um secretariado a funcionar às portas da prova; uma tshirt que de tão gira que é, já a usei como roupa normal; marcações impecáveis (a única vez que me enganei foi mesmo por ir a pensar na morte da bezerra); um percurso com um pouco de tudo, desde zonas bastante técnicas até alcatrão apra descansar e acelerar; abastecimentos muito completos e com voluntários extremamente simpáticos; controlos sem ser preciso chips e coisas do género; uma medalha finisher muito original. A outra prova que tinha feito com a Horizontes tinha sido a da Ericiera e tinha ficado com boa impressão deles. Parece-me um bom presságio para me inscrever no Monte da Lua.

Agora, venham de lá as 3 etapas restantes!


6 comentários:

  1. Numa opinião COMPLETAMENTE IMPARCIAL :) a zona centro do país é lindíssima. Ainda por cima com essa geada, que inveja.
    Com o tempo vais aprender a amar as subidas (ahaha) ;)
    Tem atenção a essa dor. Eu tinha uma semelhante e evoluiu para um caso de ITB. Leva que tempos a recuperar... Faz alongamentos, não só a seguir aos treinos. A mim ajudou bastante!
    Parabéns e boa recuperação!
    PS:Sim, inscreve-te no Monte da Lua. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz-me lembrar o Alentejo. A malta pensa que é plano, mas isso é porque só lá passam de carro e nas estradas. Foi uma prova mesmo muito gira. Ainda há mais 3 etapas, caso queiras ir a alguma! :)
      Eu gosto das subidas, até porque sei que no final de uma subida só pode haver 3 coisas: terreno a direito, uma descida ou uma vista espetacular!
      Felizmente, durante esta prova e nos 2 treinos que fiz a seguir, não me doeu, mas porque me dediquei mais aos alongamentos.
      PS: assim que abrirem as inscrições! :D

      Eliminar
    2. Sabes o que é porreiro...quando a seguir a uma subida vem logo mais uma subida :):):)

      Eliminar
  2. Olha eu também não sou atleta de pódio e costumo dizer que se me virem a correr numa subida para me darem com um bastão ehehe Quanto às tuas dificuldades a subir e descer, passei exactamente pelo mesmo. Os trails eram um suplicio exactamente por causa disso, não conseguia desfrutar. Mas tudo mudou quando comecei com os treinos de reforço muscular e de escadas, é uma diferença enorme! Tenho muita pena de não conseguir fazer mais nenhuma etapa do circuito, fiquei muito agradado com esta. Força nisso! Ah, e muito provavelmente caí exatamente no mesmo sitio! Era numa descidazita de cerca de metro e meio não era? Que quase se tinha que meter as mãos no chão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, se calhar ainda desfruto mais, porque aproveito para tirar umas fotos e tal. No dia que as conseguir subir sempre a correr, acaba-se isso tudo! haha
      Ando a tratar disso, e acho que vou começar a usar as escadas do meu prédio como treino (sempre são 8 andares)!
      É de facto uma pena. Se fosses, ia sempre atrás de ti para aparecer no video! hahahaha
      Aí foi a segunda queda. A primeira foi um pouco mais atrás. É que não via mesmo nada com as lentes embaciadas e o sol a bater-me nos olhos. Na segunda descida, quando dei por mim já estava a pisar as silvas! :)

      Eliminar
  3. Tás mesmo apanhadinho pelo trail :):):) ...parabéns por mais este...pelo que ouvi de dois amigos meus que fizeram a prova dos 40+, foi mesmo muito bom. E tem lá calma com as subidas e com as descidas...os do pódio tb não correm sempre :)
    Aquele abraço

    P.S. Eu vou à etapa de Vila de Rei...com essa barba acho que te consigo encontrar facilmente :)

    ResponderEliminar