Bearded Runner on Instagram

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

2014 de realizações, 2015 de sonhos.

2014 foi um ano que começou muito fraco em termos de corridas. Os treinos eram escassos e as provas não abundaram, tanto que até Agosto de 2014, corri pouco mais de 200kms, o que, diga-se de passagem, é uma grande bosta. Isto deveu-se a alguns fatores, sendo que o principal, a falta de tempo. Vá, se calhar era mais de vontade, mas trabalhar durante o dia, estudar durante a noite (com os trabalhos que se tinham que fazer em casa), tendo apenas tempo para correr de manhã, depois de noites de pouco sono, acabaram por ditar esta parca distância.

No entanto, um grande objetivo estava lá: correr a minha primeira Maratona. Era em Outubro, e só nos finais de agosto é que me dediquei verdadeiramente à causa. Em setembro corri um pouco mais de 162kms e sentia-me preparado para o que aí vinha. E correu bem. Dentro daquilo que tinha feito, conseguir terminar a prova em 3h58' foi para mim uma enorme alegria. Em novembro decidi ir à Maratona do Porto, mal recuperado e ainda menos treinado. Correu francamente pior (mais 30') mas mesmo assim, terminei. Tinha conseguido superar o meu grande objetivo de 2014, duas vezes.

Entretanto, entre uma maratona e outra, tinha chegado àquele momento em que já não sabia que mais poderia fazer, para além de conseguir baixar os meus tempos nas várias distâncias. Mas, sem se esperar, na terra que me viu crescer, houve uma corrida, de trail. Troquei uma prova de estrada noutro local e fui experimentar os trilhos. Sendo que ainda por cima era na minha terra, tinha tudo para resultar. Fui sem ter qualquer tipo de equipamento para estas provas, levando os meus ténis de estrada e tudo. Felizmente o percurso não era muito técnico e só ia fazer os 15kms (pois tinha a maratona do porto no fim de semana seguinte). E resultou tão bem que o bichinho do trail ficou a germinar dentro de mim. E foi crescendo, e crescendo, ao ponto de me começar a inscrever em tudo o que era prova de trail que conseguisse ir. Fiz mais duas: uma em Leiria à noite (30kms) e a da Ericeira (22kms). E quase todos os meus treinos foram em trilhos, fazendo o percurso do trail de São João das Lampas e outros por Monsanto. O pequeno bicho que se instalou em mim naquele dia 21 de outubro, é agora um animal bem grande e enraízado.

Em 2015 os objetivos passaram a ser outros, mais fora da estrada e mais dentro dos arbustos e raízes e pedras e rios e natureza. Já estou inscrito nas 4 provas do Território Circuito Centro, tendo a primeira prova já no dia 10 de Janeiro. E se em 2014 queria muito correr uma maratona, em 2015 quero muito correr um ultra. Quero correr muito mais do que corri em 2014, estabelecendo um mínimo igual ao ano em que estamos: 2015kms. Quero, ao mesmo tempo, melhorar os meus tempos nos 10, 21 e 42kms de estrada. Quero terminar a minha licenciatura para ter mais tempo livre para treinar e conseguir atingir estes objetivos todos. Quero ter um ano sem lesões que me impeçam de correr. Quero que seja mais um ano em que os faço os meus pais chorar quando souberem que me superei novamente. Quero muita coisa, e vou lutar para que todos estes sonhos de 2015 sejam cumpridos!

Que o vosso 2015 seja repleto dos mais altos êxitos!

10 comentários:

  1. Foi um bom 2014.

    Espero que consigas cumprir todos os objectivos para 2015.

    Abraço, bom 2015

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi, sim senhor!
      Os dois pontos chaves foram a Maratona de Lisboa e a descoberta dos trilhos. :)

      Obrigado e igualmente!

      Abraços e excelente 2015

      Eliminar
  2. Força nisso, 2015 vai ser um ano em grande. Em que distâncias é que te inscreveste no Circuito do Território Centro? Eu estou inscrito na Etapa de Vila de Rei em Março, nos 67km...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, como me inscrevi no pack das 4 provas, e se numa ia na mais pequena, tinha que ir na mais pequena em todas, vou sempre nos trails curtos. Achei que ainda não estaria preparado para essas distâncias.

      Eliminar
  3. Um bom 2015, força nisso! Lá estarei em Proença também no sábado :) Vais aos 40+ ou 20+?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou em todas nos 20+. :) Aposto que vais nos 40+ e mais kms viessem, né? :)

      Se me vires, não hesites em cumprimentar! :)

      Eliminar
  4. Bom 2015! Tens aí bons objectivos!

    Se não for antes e se não houver nenhum contratempo devemo-noscruzar em Vila de Rei.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é tentar cumpri-los a todos! :)

      Já sabes, quando passares por mim, chama pelo barbas! :D

      Bom 2'15 e abraço!

      Eliminar
  5. Na parte "terminar a licenciatura para ter mais tempo para treinar" estamos juntos Eheheh
    A coisa a triplicar é complicada... Trabalho, faculdade e treino... Uffa uma pessoa é maluca e pronto Ehehhe
    E ainda por cima estabelecemos sempre mais e mais objectivos nos treinos.... Mas olha vai te a licenciatura e aos treinos!!! Força em todos os objectivos de 2015 e que tenhas todo o sucesso!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também quero ter tempo para outras coisas, mas a corrida e os treinos são, definitivamente, uma delas!
      Convém estabelecermos os objetivos lá em cima, para nos esforçarmos ao máximo para os atingir.
      Força também nos teus!

      Eliminar