Bearded Runner on Instagram

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

No treinar é que está o ganho.

Já aqui disse que estou nisto dos trilhos há pouco tempo. A minha primeira incrusão foi no dia 26 de Outubro de 2014, numa prova de 15km, realizada na minha terra natal. Depois, em Dezembro fiz mais duas provas, uma de 30kms (em Leiria) e outra de 22kms (na Ericieira). Entre estas provas, fui treinando o que conseguia e ainda fiz uma maratona de estrada. Mas correr nos trilhos é muito diferente de correr na estrada, pricipalmente no que à altimetria diz respeito.

Durante as provas, sinto dificuldades em subir a partir de determinado ponto, quando as pernas já fizeram alguns kms ou quando esta é bastante acentuada. As pernas, simplesmente, não sobem o suficiente. Já nas descidas, o meu problema residia nas dores que me afetavam a zona dos joelhos - na corrida da Ericeira, a escadaria final (a descer) foi feita quase ao pé coxinho. Sei que para melhorar isto, tenho de treinar não só as subidas como fazer algum reforço muscular para me aguentar nas descidas, aliado a um plano de alongamentos para que não fique com os músculos "curtos".

Na minha primeira prova deste ano, na 1ª Etapa do Território Circuito Centro, com 27kms, ainda senti dificuldades em correr nas subidas mais ingremes - mas andando sempre a passo rápido -, mas as descidas foram feitas sem dores, oq ue me alegrou bastante. Pude inclusivamente, treinar ao descê-las mais rápido. Isto acontece porque os treinos ficaram mais regulares e quase sempre em trilhos.

Aproveitando que estou em época de exames da universidade e que não estou a trabalhar, fui treinar para Monsanto e a um treino de "Escadinhas & Subidinhas" organizado pelo João Campos.

A prova em Proença-a-Nova tinha sido no sábado, e estava com medo de não me aguentar em Monsanto, num percurso que tem cerca de 15kms. Terça-feira, a meio da manhã, lá segui equipado a rigor. Tirando alguns enganos no percurso, por azelhice minha em seguir o track do GPS, correu melhor do que esperava. Ataquei as subidas e desafiei as descidas, sempre sem dores. Quer dizer, entre o km 1,5 e o 3, voltaram a doer-me as canelas, mas isto é porque não aqueci o suficiente antes de começar a corrida. De resto, fiz 17km em pouco mais de 2h (quando me enganava ficava ali um pouco confuso e abrandava. Mas fiquei satisfeito por conseguir aguentar sem problemas esta distância, 3 dias depois da prova.




Como se um treino não fosse suficiente, decidi fazer um segundo, desta vez por Lisboa e entre escadas e subidas. Estava um pouco receoso que não conseguisse recuperar a tempo do treino matinal ou que a meio do treino tivesse que desistir. Mas isso não aconteceu. Nas subidas acelerava e não tinah qualquer tinho de problemas, já nas escadas, ao fim de algumas repetições, sentia que as pernas não queriam dobrar nem subir o suficiente para subir mais um degrau. Mas forcei, acima de tudo porque me estava a sentir bem e, no final do treino, tinha subido 1964 degraus, em cerca de 11kms.


 


Isto para dizer que é este o tipo de treinos que me fazem falta e conseguir uma melhor performance. Quero continuar a treinar a este ritmo e ver o resultado na próxima etapa, em Vila Velha de Rodão.
E vocês, que tipo de treino fazem para obterem melhores resultados?

5 comentários:

  1. Exactamente esses :) Todas as semanas faço um treino de rampas, um de escadas e um de Bosu. Tenho notado uma evolução brutal. e de certeza que também vais notar. Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Bosu é esta coisa: https://www.youtube.com/watch?v=RQyH10miPQY

      Tive sorte de ter um disponivel no clube de atletismo de Almeirim (Associação 20km de Almeirim), penso que não são muito baratos. Mas todos os exercicios que eles mostram também dão para fazer num muro, como já fiz várias vezes. É uma granda tareia!

      Eliminar
  2. Faço treinos de força e também treinos de subidas, como foi o caso de o de ontem http://unleashtherunnerinyou.blogspot.pt/2015/01/treino-pre-fim-da-europa_18.html

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, parece que são importantes para nos momentos criticos das corridas termos perninhas para continuar. :)

      Eliminar
    2. São pois, muito importante mesmo :)

      Eliminar