Bearded Runner on Instagram

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Ultra? Bora lá ao Ultra! Mas qual Ultra?

Desde que comecei este blog e pouco depois de ter começado nos trilhos, senti o desejo de fazer um trail com mais do que a distância de uma maratona. Tendo já corrido duas, acho que estou pronto para dar este passo. Até hoje, a distância maior que fiz em trail foram 30kms, numa prova noturna e de grande dificuldade para mim, não só porque me tinha iniciado há pouco tempo, mas também porque os treinos não abundavam. Acabei por fazer os 30kms em praticamente 5horas. Desde então, os treinos estão mais intensos e mais especificos, e isto deu resultados, tanto que na prova do TCC de 27kms, concluí-a em 3h30'. Este tempo é inflacionado porque paro demasiadas vezes para tirar fotos.

Mas adiante. Tenho-me sentido bem durante as provas/treinos, sejam longos ou curtos, o que é um bom indicio. Sinto-me sempre capaz de continuar a correr bem mais do que aquela distância/tempo. Por isso, quero muito fazer o meu primeiro ultra. Mas qual?

Quando pergunto a várias pessoas, não há uma resposta unânime. Se uns me falam do Monte da Lua, há logo alguém que diz que para essa distância mais vale o de Óbidos. Que se quero uma distância mais curta dentro dos ultra, para me iniciar, tenho o dos Abutres, o Paleozóico, Almourol, São Mamede, Serra d'Arga, UTAX. Houve até quem me dissesse que o melhor era começar pelo PT281+ (que eu pensei se o número máximo de inscritos, mas afinal é coisa para estar um mês a correr). Os meus amigos que não correm, dizem-me que devo é dedicar-me à pesca e parar de falar de corridas.

Assim, peço-vos ajuda neste tema e que me digam qual o melhor Ultra para eu me estrear, tendo em conta - claro - as vossas experiências.


10 comentários:

  1. Gostava muito de te ajudar mas aqui a piolha ainda é muito verde nestas coisas ehehheh

    Beijinhos e boa escolha :)

    ResponderEliminar
  2. A minha única ultra até ao momento é a Nocturna de Óbidos (UTNLO) e fiquei fã! Tenho pena que o Monte da Lua seja tão próximo da de Óbidos, porque se não ia "papar" as duas este ano!! Assim sendo, vou ficar-me só pela de Óbidos, e provavelmente o Arrábida Ultra Trail lá para Novembro. :-)

    Abraço e boas corridas! :-D

    ResponderEliminar
  3. Eu estreei-me nos Trilhos de Almourol porque diziam que era "rolante", no final todos ficaram surpresos com o aumento da dificuldade da prova. Aconselho as provas organizadas pela Associação O Mundo da Corrida, é sinónimo de qualidade. Não aconselho os Trilhos dos Abutres por ser dos mais difíceis do país e as inscrições estarem esgotadas. Eu pessoalmente não gosto de provas com areia...

    ResponderEliminar
  4. Geira Romana no Gerês é uma bela opção (foi a minha estreia em Maio de 2013)...este ano são 50km...o facto de ser pelo Gerês, não tem os desníveis e trilhos brutalmente difíceis de outras provas, mas mói na mesma e não é pouco...aquilo é lindo, e acaba com umas centenas de metros dentro de um rio....a chancela é do Mestre José Moutinho, um dos pioneiros do Trail em Portugal, responsável por muito do que de bom se faz por estas montanhas e montes fora, sendo o expoente máximo o UTSF. Olha boa sorte na escolha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouvi dizer muito bem da Geira Romana. Um amigo meu disse-me tem a particularidade de ser feita toda À sombra, que era uma característica dos caminhos romanos eheh Gostava muito de fazer uma prova no Gerês, é pena ser tão longe!

      Eliminar
    2. Isso é verdade...a Geira Romana é património mundial e não é todos os dias que se pode correr em cima de um património mundial :) ...tb gosto desta prova por ser de uma organização mais simples, rudimentar com o Imperador César e um Centurião Romano a aparecer de vez em quando pelos trilhos para uma saudação e um high-five...é uma prova com poucos atletas (acho que o limite são uns 200) e teve a melhor partida de sempre ao estilo Braveheart com um centurião romano "maluco" aos berros (José Moutinho)...espectáculo...tens um vídeo na minha posta da altura se quiseres ver (a qualidade não é grande coisa) ...
      http://papakilometros.blogspot.pt/2013/05/fortes-fortuna-adjuvat-minha-ultra-da.html

      FORTES, FORTUNA ADJUVAT!!!

      Eliminar
  5. Aqui vai mais uma opinião, que vale o que vale. :) Uma Ultra não vai ser fácil. Ponto. Se for rolante vai-te custar porque um trail sempre a correr é desgastante e, se não for rolante, vai-te custar devido ao esforço muscular do desnível. Por ser a primeira, aconselho-te uma "às portas de casa" onde, de preferência já tenha uma noção do percurso. Para além de evitares uma viagem cansativa de véspera e provável alteração à alimentação habitual (o que não convém, para não teres "surpresas" gástricas :D).
    Posto isto, como já te sugeriram, também gosto muito do UTNL Óbidos, mas uma primeira Ultra à noite... Lá está, o Pedro fê-lo e gostou, mas tens de equacionar o factor desgastante que é o teres de ir sempre focado devido à má visibilidade, e não teres a "distracção" da paisagem. (E como fica a qualidade das selfies da primeira Ultra para postares no fb??" Tens de pensar nesses pormenores... Ihih :P)
    A minha primeira Ultra "não oficial" foi nos Trilhos de Almourol (44km) e a oficial no Monte da Lua (53km). Gostei muito das duas. E, num nível um pouco mais alto de dificuldade, também gostei da Serra da Lousã e Arga (44 e 53km, respectivamente).
    Lê e ouve as sugestões com atenção... e depois manda tudo às favas e escolhe o que o teu coração decidir (e as pernas concordarem)! ;)

    ResponderEliminar
  6. Provavelmente não sou a melhor pessoa para te dar alguma opinião mas cá vai :) Adoro desnivel!!!!! portanto provas rolantes, com areia, NÃO obrigado :) A minha primeira Ultra foi ARGA e até essa data só tinha feito 30Km em trilhos...fiquei fã das ultrinhas, já fiz umas quantas :) Adoro trilhos mais técnicos e tudo o que seja rolante evito.
    Tens o site da ATRP, onde organizo o meu 'calendário' de provas pela qualidade das mesmas e tens também o Mundo da corrida onde podes ter a certeza que encontras provas de qualidade :) Pessoalmente, vais ter Vila de Rei, Paleozoico, Piodão, Sertã...agora são tantas as provas, que o dificil é escolher e também ter pernas :)))))) Bons treinos

    ResponderEliminar
  7. Subscrevo o comentário da menina. Eu aconselhava o Monte da Lua! O de Óbidos não é muito dificil na teoria, mas pode ser bem dura, eu achei mais duro que o Monte da Lua por exemplo! Ah, e assustei-me quando li ultra no titulo e depois vi o video da promo da PT281+ eheheh

    ResponderEliminar
  8. A questão posta assim é de difícil resposta. O que é que entendes por Ultra? Há ultras mais pequenas (Serra d'Arga) e ultras maiores (Oh Meu Deus). Qual a distância e desnível? Tecnicidade de terreno? Há muitas questões que deverás equacionar para definir a Ultra que pretendes fazer.
    Não ajudei pois não?!

    ResponderEliminar