Bearded Runner on Instagram

quarta-feira, 11 de março de 2015

Território Circuito Centro - Etapa III - Vila de Rei

A corrida já foi quase há uma semana e eu ainda não fiz o devido post. Isto porque mal tenho tempo para ver The Walking Dead, Vikings, Better Call Saul e o Masterchef Australia, quanto mais para escrever um post! Depois, com o recomeço das aulas, ainda está pior. Mas pronto, aqui vai agora.

Ponto primeiro e antes de avançar!! Já deu para ver pelo Papa Kilometros que a prova dos 67kms foi muito gira, cheia de coisas super interessantes, repleta de paisagens de taquicardias, mas a prova dos 23kms foi, em grande parte, muito fraquinha. Mas já lá chegamos.

Sábado, 4:30 da manhã e toca o despertador. Bolas para isto que estava tão bem ferradinho a dormir desde as 1:30. 3 horas de sono devem chegar. Sair da cama, vestir, preparar o pequeno almoço para comer quando chegasse a Vila de Rei. Com tudo organizado na noite anterior, o protocolo matinal - ou madrugal - foi mais fluido. Por volta das 5:15, fui dar beijinho à menina - que mal abriu os olhos para se despedir - e saí de casa. Tinha cerca de 160kms pela frente e não me queria atrasar muito. Pelo caminho, pude ver o sol a nascer. Mesmo que na autoestrada, é sempre uma coisa que nos aquece o espírito.



Chego a Vila de Rei por volta das 7:15. Bastante a horas, portanto. Mando mensagem a avisar da chegada e vou levantar o dorsal. Quando estou no secretariado, topo um gajo alto a olhar para mim. Pensei logo que tinha que fazer a minha cara de poucos amigos e que tinha namorada. Mas ele vem até mim de mão estendida e apresenta-se. Afinal, era só o Carlos Cardoso. Claro que mudei logo de tromba e sorri. Agora, fica aqui o aviso para todas as pessoas. EU NÃO RECONHEÇO NINGUÉM, MAS MESMO NINGUÉM!! Não é que não queira, nem é por mal,simplesmente não consigo. Fico a olhar para as pessoas com cara de parvo e pronto. Estivemos ali um pouco na converseta e quando chegou a hora de equipar e briefing, cada um foi à sua vida. Os dos 60K+ partiram com 30minutos de avanço. Durante o briefing dos 20K+ o organizador disse-nos logo para não tentarmos recuperar o tempo perdido, que não valia a pena e que isso nos poderia sair caro na parte final da prova. Que o início era bastante rolante, mas que depois se tornava bem mais técnico. Vamos lá para a partida e embora que se faz tarde.




Arrancámos pelo meio de Vila de Rei até chegarmos a um estradão de terra que entrava na serra. Depois, este estradão, exceptuando um pequeno traçado, durou quase 16kms! Eu gosto de estradão, mas não estava a contar assim com tanto numa corrida tão pequena. Ao km 3 primeira grande subida. Estávamos a subir até ao marco geodésico e foi difícil, bastante difícil. Se no inverno há o problema da lama, no verão há o problema da pedras e terra solta. A custo e a andar, lá trepámos colina acima.



A partir daí, iniciámos uma descida por trilho mais técnico e single track. Gosto destes trilhos. Para além de serem rápidos, sentimos as árvores e as ervas a roçarem em nós e ainda nos dá uma maior sensação de velocidade. Até que voltámos a entrar em estradão e foi assim até ao primeiro abastecimento, ao km15. Era estradão para cima, estradão para baixo, mais declive, menos declive, plano. Enfim... Os dois pontos mais interessantes nestes primeiros 16kms foram a parede de escalada e a parede de rappel. A parede de escalada devia ter uns 30metros e tivemos de a escalar sem ajuda de cordas; a parede de rappel, lá tinhamos uma corda para evitar que nos esbardalhássemos montanha a baixo. E adivinhem lá quem eu encontrei no início da parede de rappel e com quem tirei uma foto? :D Fiquei tão contente que até tive de usar um smiley para me expressar convenientemente!





A partir daqui, entrámos na zona mais interessante na corrida mais pequena, apelidada de "Trilho das Cataratas". Corremos quase sempre ao lado de um pequeno rio (ou ribeiro) e tivemos de o atravessar bastantes vezes. E, claro, de vez em quando apareciam umas pequenas quedas de água deslumbrantes. Foi a partir daqui que eu me marimbei para o tempo e me dediquei à fotografia! Esta segunda parte do percurso teve pormenores muito giros, desde descer paredes através de degraus embutidos nela, como correr pelos canais de rega. Atravessámos hortas e fomos cumprimentados por quem nelas trabalhava.





Pouco depois do segundo abastecimento, nova parede de escalada, desta vez com cordas e tudo para que a conseguíssemos subir. Lá me agarrei a elas e fui escalando, escalando, escalando.... Entrámos na parte final e novamente tracks perto de água, o que me permitiu refrescar a cara e os pés sempre que me apetecia. Mais uma vez, passam duas pessoas por mim que me desejam boa sorte - eu costumo fazer o mesmo -  e ela continua e diz que me reconhece de alguns treinos do Correr na Cidade e do João Campos. Claro que eu não reconheci ninguém, mas se eles diziam que sim, eu disse o mesmo. Fomos algum tempo juntos mas depois eu paro e eles seguem. Só já os voltei a ver na meta.




Esta malta da organização gosta muito de fazer uma coisa: quando achamos que estamos quase a chegar, ainda conseguem desencantar uma subida daquelas tramadas para não chegarmos a rir e frescos e fofos à meta. Desta vez, não foi diferente. Lá a subi, lá comecei finalmente a descer e lá cruzei a meta. Foram 23k em 3h24'57". Depois da meta, comer alguma coisa, banho e regressar a casa, onde dormi uma bela de uma sesta! :)


9 comentários:

  1. Olha que eu tb me vejo aflito para reconhecer alguém, e depois fico sempre na duvide se é mesmo aquele pessoa que eu estou a pensar. Mas no teu caso não tive dúvidas nenhumas...só não sei porquê ;)
    Então não gostaste? Olha...para o ano vens à dos graúdos e pode ser que mudes de ideia :)
    Aquele abraço e vemo-nos por aí

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser por causa do óculos! :D

      Sim, para o ano (ou ainda este) quero começar só a ir às dos adultos e deixar de me dar com as crianças. :D

      Abraço!

      Eliminar
  2. Olha não foram ao Penedo furado nem à Água Formosa...pff, ainda bem que fiquei em casa...:(

    Pois, estou com o Carlos, eu também não reconheço ninguém, no teu caso e ainda sem perceber muito bem porquê, devo abrir uma escepção :)

    Prontos, para o ano vamos à corrida dos grandes, dizem que é giro :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os da corrida grande foram. Nós, tendo em conta a diferença de uma maratona entre provas, perdemos muita coisa gira. Mas vimos outras também muito boas.

      Toda a gente me reconhece! :) No dia que a tirar, passo a John Doe!

      Vamos pois! :D

      Abraço

      Eliminar
  3. Mas que quantidade de fotos é esta?? Não é que me importe, ilustra o texto e fica muito bonito, mas houve "alguém" que disse que ia fazer esta prova em treino para Piódão... à séria!!! :P
    É normal a tua apreensão inicial, um gajo como o Cardoso a olhar para nós... também ficava desconfiada... :P (ESTOU A BRINCAR, CARLOS!) :)
    Não ficaste fã da prova, portanto? Eu acho estas zonas todas tão bonitas... Provavelmente, como diz o jnr, não passaram nos locais mais emblemáticos.
    Beijinhos e boa recuperação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que eu ando por aqui!! ...põe-te fina!!!

      Eliminar
    2. Opá, eu tentei, juro que tentei. E aguentei até ao km 16, mas depois olha, desgracei-me como é habitual. Em Piódão é que vou correr "a serio" que recebi uma aposta muito tentadora! :)

      Eu achei o gajo giro, e como estava a olhar para mim, pensei que estivesse interessado em fazer a corrida toda comigo! (ESTOU A BRINCAR!) hahahaah

      Gostei da segunda parte, um pouco menos da primeira. A repetir para o ano, versão longas! :D

      Beijinho

      Eliminar
  4. Em relação a proença, o que achaste? Pelo menos a prova dos 40+ tinha pouco estradão.. Realmente numa prova tão pequena é chato uma quantidade tão grande de estradão.. Bem, pelo menos a segunda parte parece ter compensado! Da versão maior só oiço coisas boas por acaso.. Bons treinos para o Piodão, está quase!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei mais da de Proença. E dizem que a Vila Velha foi a melhor das 3, até agora (versão 20K).
      Estradão dá para rolar, não para apreciar.

      Pouco mais de uma semana!! :D

      Abraço e obrigado

      Eliminar