Bearded Runner on Instagram

sexta-feira, 10 de abril de 2015

A grandeza dos números.

Quando as pessoas me veem pela primeira vez, regra geral, fazem uma cara de espanto. Ao fim de algum tempo de conversa, lá fazem, finalmente, a pergunta que queriam fazer logo no início: "Há quanto tempo estás a deixar crescer a barba?" ou "Tens essa barba há quanto tempo?". Respondo-lhes que a estou a deixar crescer há quase 3 anos. Que de vez em quando lá lhe dou uma aparadela nas pontas. Mas já percebi que, independentemente do que lhes responda - 6meses, 1 ano, 2 anos - ficam sempre incrédulas. Acho que podia dizer que a deixo crescer há 40 anos (mesmo tendo 31 de idade) que teriam a mesma reação.

Em miúdo, passava muito do meu tempo a ver os campeonatos de atletismo. Se as provas mais rápidas me deixavam cheio de adrenalina, as mais longas (10, 21 e 42kms) deixavam-me pensativo por dois motivos: como é que conseguiam correr tanto e como é que conseguiam correr tão rápido. No entanto, algo em mim me dizia que, se calhar, correr aquelas distâncias naqueles tempos, não seria nada de extraordinário.

Quando, já em adulto, comecei a correr, e fiz os meus primeiros 10kms em cerca de 1hora, percebi, com toda a certeza, que afinal as coisas não eram assim tão simples. Vi-me e desejei-me para conseguir correr 10kms abaixo dos 45minutos. Dei quase tudo o que tinha para completar uma meia maratona em 1h42m. Chorei quando concluí a minha primeira maratona em 3h58m. Pensar que há quem o faça em metade do tempo, deixa-me completamente atónico. E corro! Portanto, imagino a confusão que isto pode fazer a quem não o faz.

Do meu grupo de amigos que me acompanha desde a infância, só um é que correr com alguma regularidade. Dos meus colegas de universidade, só uma rapariga o faz. Apesar disso, gosto de lhes contar as coisas que faço e os objetivos que alcanço. Mas, tal como na barba, vejo que se lhes disser que fiz 10kms ou que fiz 100, para eles é igual. Pura e simplesmente, não têm noção dos números que lhes falo. Isto porque não correm. No outro dia, alguém me perguntou se eu fazia 10kms numa hora, outra rapariga ouviu e disse muito espantada "Fazes 10kms numa hora?" e eu disse que até fazia em 45minutos. A boca dela demorou uns bons 800metros (2') a fechar.

Mais recentemente, contei-lhes do meu primeiro Ultra Trail. Que tinham sido 53kms e 10h24m. A reação foi igual aos 10kms em 45'. E nem ousei tentar explicar o que é acumulado e desnível positivo. Alguém correr 10, 20, 50, 100 ou 1000kms, será sempre algo inimaginável para quem apenas corre para a casa de banho. Alguém correr durante 1, 2, 10 ou 24horas, será sempre demasiado tempo para quem faz as suas caminhadas de 30'. A grandeza dos números não se encaixa nos seus parâmetros mentais. Mais do que isso, não conseguem compreender como é que alguém se sujeita, ou é capaz, de estar a correr durante tanto tempo. Não estou a criticar estas pessoas, até porque comigo acontece o mesmo. Apesar de já ter corrido as distâncias principais na estrada, só há pouco tempo atrás fiquei a saber o que é correr uma ultra maratona, só há pouco tempo atrás fiquei a saber o que é correr de manhã à noite. Foram 53kms. Foram 10h24m.

Este fim de semana decorre o MIUT. Centenas de pessoas vão correr 115kms. Centenas de pessoas vão correr mais de 24horas. Está também em curso a Maratona das Areias, numa distância de cerca de 250kms, dividida em 6 etapas, onde, para além da dificuldade de correr no deserto, ainda têm de correr em total autonomia, carregando às costas tudo o que precisam. Estes 250kms podem estar divididos por etapas, mas muitas são as provas de 100milhas (160,9kms) espalhadas por este mundo fora em que se corre "sem parar". Até a mim, que corro desde 2009, me faz confusão. Por muito que eu queira, são números que não me cabem na cabeça, são números que desconheço. Dizerem-me que vão correr 100 ou 200kms, durante 24 ou 48horas, criará em mim, uma sensação parecida à das pessoas a quem digo que a barba está a crescer há 3 anos ou que corri durante 10h.

Simplesmente, não tenho consciência da grandeza dos números.


(imagem retirada da net)

10 comentários:

  1. Gostei deste teu texto...o que escreves é uma grande verdade...tudo depende da perspectiva e da experiência de cada um....e mais...correr 5km pode ser um desafio tão grande para quem está a começar a correr, como para ti ou para mim fazer uma Ultra. Só me lembro da primeira vez que fui correr de minha casa a casa dos meus pais...aquilo metia-me uma confusão danada, adiei algumas vezes a tentativa e quando finalmente o consegui senti-me o maior lá do sitio ...foram 12km :):):) ...hoje raramente saio de casa para fazer menos que isso....em Maio vou tentar pela primeira vez os 3 dígitos, é território desconhecido para mim mas acho que sou capaz.....neste momento 100 milhas ou mais está tão longe como correr uma Maratona quando comecei....depois da experiencia no dia 16 de Maio veremos se continuo a pensar assim....
    Força para a Sertã...diverte-te
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, quando comecei a correr, o meu desafio era conseguir os 10kms. Quando eu mal conseguia fazer os 10, alguém andava a tentar fazer os 100. Atingir esses marcos, faz com que nos realizemos e queiramos um pouco mais.
      O bom de corrermos em terreno desconhecido, é que permite que nos conheçamos tão melhor. :)
      Quem sabe, depois de São Mamede, sentirás a necessidade de correr lá fora, noutras corridas de nome internacional, passar a ser um ultra trailer do Mundo. Gosto de pensar que esta será a minha evolução. :)

      Sertã (que será Pedrogão Pequeno) vai ser um tirinho! :)

      Abraço

      Eliminar
  2. 1 - Tens 31 anos? Caraças, pensava que eras muito mais novo eheh
    2 - Muito bom texto! Lembro-me tão bem quando completei a minha primeira meia de pensar que uma maratona era completamente estúpido eheh
    3 - Já sabes qual é a prova de três dígitos que vamos fazer pro ano? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1 - Sim. E se tirar a barba, dás-me 20! :D
      2 - Quando finalmente completamos uma distância é que percebemos que a outra que um pouco maior, representa um novo e difícil desafio.
      3 - Para isso, acho que vou precisar da ajuda de quem já fez algumas e que me possa aconselhar uma que consiga chegar ao fim! :)

      Mais uma vez, boa sorte aí no MIUT! Estou a seguir tudo pelo facenaice!! :D

      Eliminar
  3. Boa reflexão!

    Também obtenho reações idênticas só pelo facto de ir correr ou ter corrido naquele dia de chuva... independentemente da distância! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, para quem não corre, há coisas impensáveis: tempo, distância, clima, ou levantarmo-nos de madrugada durante o fim de semana só para ir treinar! Ou fazer 300kms de viagem para ir correr 30kms! (lá está, o "só" é relativo..)

      Abraço

      Eliminar
  4. É verdade, comigo passa-se o mesmo. A maioria das pessoas não tem noção do que é fazer a distância x ou y e muito menos os tempos que levam. É normal. E ultimamente, sempre que falo aqui no trabalho das provas que faço, para além das habituais reacções que já deves prever, perguntam-me sempre: "50 (ou mais)?? Metade disso não chegava??" E, embora perceba perfeitamente a pergunta, respondo sempre que não, não chegava. Um dia escrevo no blogue o porquê. :)
    Boa prova na Sertã. FORÇA! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como te percebo. Mas se disseres que foste correr 25kms (a tal metade dos 50), dir-te-ão a mesma coisa.
      Escreve, escreve. Tenho o hábito de ler sempre os primeiros posts dos blogues, para perceber de onde vêm, mas confesso que ainda não o fiz a estes "running related". Um dia com paciência ficarei a saber tudo sobre vocês todos! haha

      Thanks. Quero ver se consigo ficar nos 40 primeiros, amanhã.

      Beijinho

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Tenho um colega que para ele tudo são Maratonas, já desisti de lhe tentar explicar que uma prova de 10 Km não é uma Maratona mais pequena, é simplesmente uma prova de 10 Km.

    Quem não está dentro deste mundo não tem noção dos ritmos e distâncias, às vezes dou por mim a falar desses temas (e se meter os tais conceitos de Desnivel positivo e afins é pior) e a ver as pessoas a acenarem com ar de quem não está a perceber nada.

    Abraço

    ResponderEliminar