Bearded Runner on Instagram

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Corredores "toupeira".

Há uns anos, quando ainda era fixe namorar no carro, tive uma experiência que me ficou bem gravada na mente. A minha namorada da altura fazia anos. Isto era uma relação à distância. Eram apenas 30kms de distância, mas quando se tem 18 anos, carro, mas pouco dinheiro para gasolina, era difícil estar com ela todos os dias. No entanto, como era o aniversário dela, lá pedi uma nota de 500 escudos à minha mãe, atestei o carro (um Corsa de 1986, com uma caixa de 4 velocidades) e ainda me sobrou dinheiro para beber um copo. Como dizia, era o aniversário dela e lá fui ter com a minha querida. Decidimos fazer um pique-nique noturno à beira de uma barragem. Estávamos no final de Maio e o tempo estava agradável, propício a uma noite 'quente' de verão. Quando chegámos à barragem, estendemos a toalha no chão e fomos dando comida na boca um ao outro, no estilo Faraós do Egipto (na altura ainda levava o 'p'). As formigas nem foram grande incómodo, mas quando começou a chuviscar, disse-lhe que se calhar o melhor era irmos para dentro do carro. Claro que eu não queria por nada que o 'calor' começasse a descer. Lá fomos para o banco de trás, entrando pelas portas da frente, pois só tinha 3. Ora, portas e vidros fechados, a temperatura começou a aumentar e a roupa começou a diminuir. Entretanto, tive de tirar os óculos da cara, que só atrapalhavam. A determinada altura, quando só já estávamos em roupa interior, ouvimos bater no vidro. O susto foi ainda maior quando alguém do lado de fora nos pergunta se temos cigarros. Enquanto dizia que não, já estava a tentar passar para o banco da frente, que, obviamente, estava inclinado para a frente para haver mais espaço. Foi quando começaram a tentar abrir a porta e a bater nos vidros. Vá-se lá saber por quê, as portas estavam trancadas. Quando finalmente consegui sentar-me em frente ao volante, ligar o carro e os faróis, dou por mim a pensar que estava tramado. O vidro da frente estava totalmente embaciado, tal como os restantes, devido ao efeito de estufa provocado por dois corpos a libertar calor. Arranquei sem saber por onde ia, onde estavam as árvores, e a ver apenas alguma coisa pelo canto inferior. A juntar a isto tudo, tinha os óculos no banco de trás. Ainda hoje me pergunto como é que escapei só com um retrovisor partido, sem eu ter sido violado e ela espancada.

Mas o que é que isto tem a ver com corrida? Tudo. Como já perceberam, uso óculos. Com graduação tal que lentes de contacto são carta fora do baralho. Tirá-los para correr está completamente fora de questão, pois fico praticamente sem conseguir distinguir o João Campos do Carlos Malato. Quando vou correr à noite, a minha respiração acaba sempre por embaciar as lentes e dou por mim a correr com a cabeça de lado, numa tentativa de conseguir ver um bocado que seja do caminho. Se adicionarmos a luz do frontal a toda esta tragédia, estou constantemente a lembrar-me do dia em que quase morri, só de cuecas e com o 'telemóvel no bolso'.


Soluções, há por aí?

15 comentários:

  1. ahaha sorry, não te posso ajudar. Também uso óculos, mas desenrasco-me bem sem eles. Mas hão-de haver muitos tópicos sobre isso na net, parece-me um problema bastante comum! Ah, e olha lá, atestar com 500 paus?? Quando é que foi isso?? eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, parece que só vês mal de um dos olhos. Eu sou ceguinho dos dois.
      Olha, eu tenho 31, isto foi quando tinha 18, é fazer as contas! :D

      Eliminar
  2. Acho que há uns sprays anti-embaciantes para as lentes, é uma questão de testares. (Off-the-record: quando andava na natação, esfregávamos as lentes dos óculos com cuspo para não embaciarem, e de facto resultava! :) Mas não tentes isso com os óculos graduados, vai pela primeira, e menos nojenta, sugestão do spray ;) )
    Eu também não consigo correr de óculos, para além de embaciarem, começam sempre a escorregar, mas tenho a opção das lentes de contacto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, cuspir não me agrada muito. Os sprays parece-me uma solução bem melhor.
      O meu problema com as lentes é que tenho muito estigmatismo, e quando pisco os olhos, elas mexem e saem do lugar e fico a ver mal. :(

      Eliminar
  3. Isso dos embaciamentos é tramado ;)

    Também uso óculos mas raramente embaciam... deve ser da velocidade estonteante a que corro LOL
    Pelas fotos vejo que usas uns óculos com dimensões grandes e provavelmente são menos arejados por isso.
    Os meus são bem mais pequenos e nunca embaciam!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Das lentes ou dos vidros? :D

      Acontece-me o mesmo com os de sol que são mais pequenos. Normalmente é de noite, ou quando estou em zonas com menor exposição solar ou frias.

      Eliminar
  4. Ai o que eu me ri!!!

    Também tenho um problema de lentes, mas neste caso é não saber como vai ser quando fizer a minha 1ª prova que dure a noite toda e um dia, e como se vão aguentar as lentes de contacto...
    Que truques usam? Lubrificam as lentes durante a noite com líquido?

    De óculos acho que não consigo correr... Não sei se embaciam, mas acho que iam estar sempre a escorregar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em provas dessas acho que deves evitar as lentes. Vai ser complicado o manuseamento das mesmas. Ou corres só com elas durante o dia e à noite pões os óculos. Mais do que poder estragar as lentes, podes lixar os olhos.

      Por acaso nem me escorregam muito.

      Eliminar
  5. Quanto queres/podes gastar? :)

    Além da óbvia intervenção cirurgica podes sempre ver nas boas casas de óptica óculos desportivos graduados ou outros que permitem uma lente "no interior". No fundo, 2 lentes, a graduada nun encaixe próprio e no exterior e propicia a riscar-se, rachar em quedas, a lente normal.

    Pesquisa, no btt usa-se muito essa versão, até porque permite a versatilidade de teres várias lentes com colorações diferentes, muito escura, amarela, transparente e sem com graduação e sem gastar várias fortunas.

    No link abaixo tens as opções que te falei, a lente graduada ou as "lentes duplas".

    Abraço.

    Ahhh...opel corsa...ahhh, fiat punto...ahhh citroen ax...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso gastar imenso porque sou muito rico!

      Pois, mas também preciso fazer intervenção cirúrgica aos ouvidos, e se me meto a mexer nos olhos, os médicos são capazes de optar pela opção de me sacarem a cabeça e acabar com o meu sofrimento.

      Já me falaram nesses óculos. Irei ver de uns assim que deixar de ter aí umas despesas que todos os meses me consomem mais do que o que ganho.

      Não vejo link nenhum, devo ter as lentes embaciadas.

      Aquele Opel era melhor que o meu Seat de agora!

      Abraço

      Eliminar
  6. não consegues ler/ver o link??? ò rapaz, isso é grave! Tens os óculos postos???

    bom...

    http://www.rudyprojectuk.com/products/advanced/?sunglasses=rx

    pronto...

    ResponderEliminar
  7. Eduardo, tenho o mesmo problema e no fresco da manhã é um problema. A minha sorte é que tenho pouca graduação e consigo 'ver' por cima das lentes. As casas de óptica disponibilizam produtos para minorar o problema e podes sempre pedir-lhes um spray ou um pano anti-embaciante, o que não deve ter qualquer custo. Se resultar e dado o numero de provas que fazer, equaciona pedir-lhes um patrocínio em produtos anti-embaciantes. Abraço Luís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato. No fresco da manhã e da noite, é quando embaciam mais. Durante o dia é sem problemas.
      Sim, tenho de experimentar esses sprays antes de passar à opção de comprar uns óculos como deve ser. :)
      Preferia um patrocínio que envolvesse ténis e mochilas e roupa e meias e essas coisas! :D hehe

      Abraço

      Eliminar
  8. É esse o mesmo motivo pelo qual não consigo correr com Óculos de sol

    ResponderEliminar