Bearded Runner on Instagram

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Território Circuito Centro - Etapa IV - Sertã

A organização prometeu e assim cumpriu.
Fomos avisados que esta última etapa seria a mais rolante de todas. Seria uma oportunidade para se descansar as pernas das provas grandes que se haviam feito e das que estão para acontecer (que não as provas deles). Houve quem não achasse piada a isto, com alguns comentários mais negativos no facebook, mas olhemos para o conceito desta prova dividida em 4 etapas:


Dito isto, só posso dizer que cumpriram o que haviam prometido. Todas as corridas foram uma oportunidade de conhecer uma zona nova do Centro de Portugal, de passar por paisagens lindissimas e, ainda, de passar um fim de semana diferente. O facto de não ser corredor de pódio, permitiu-me desfrutar das corridas de uma forma bastante descontraída e que me ajudaram na preparação para o meu primeiro Ultra Trail.

Vamos lá então falar da última etapa. Foi em Pedrogão Pequeno e teve partida e chegada no Hotel da Montanha. Um local lindo, no topo de uma colina, que nos deixou acima das nuvens!

O reflexo do sol formou ali um efeito engraçado.

Felizmente, o nevoeiro desapareceu e deu lugar a um sol de verão.

Depois do dorsal recolhido, foi hora de ir trocar de roupa e experimentar uma pomada nova para os pés. Parece que estão a sofrer de bolhas e essas coisas. Preparei-me e fui para a partida, onde encontrei algumas pessoas com quem fui correndo ao longo das etapas. Mais uma vez, e antes da partida, o organizador explicou os motivos de terem feito dois percursos mais "fáceis" e rolantes. Fiz o Controlo 0 e posicionei-me para arrancar. Desta vez queria fazer uma prova sem paragens para fotos, a dar o meu máximo e a tentar uma boa classificação. Uma vez que a prova tinha só 20kms e era rolante, nada como tentá-lo! E de facto a prova foi bastante rolante. Sem grandes trilhos técnicos e a grande maioria em estradões ou em single tracks um pouco mais largos. Corri sempre que consegui, nas subidas só abrandava quando as pernas não davam mais e nas descidas... bem, nas descidas, ia a ritmos alucinantes. Sempre de braços abertos para equilibrar o corpo. Tanto que no final da prova um gajo estava a dizer "Epá, nas descidas passaram por mim que até me fizeram comer cascalho!", e depois de me ver "Olha, foi ele!".

Mas, claro, as subidas também existiram e fizeram-me caminhar e praguejar um pouco. De qualquer forma, foi sempre a dar-lhe no passo rápido. Corpo curvado, mãos nos joelhos e lá ia eu a passar neles e nelas. A zona mais técnica foi quando contornámos uma barragem, com trilhos em xisto solto, e onde tirei as duas únicas fotos durante a prova! Sim, é verdade, só tirei duas fotos durante a prova! E sem parar!

Lado direito da barragem.

Lado esquerdo da barragem

No final, como é hábito, brindaram-nos com uma pequena subida do estilo escalada. Aqui, ao fim de 18kms sempre a 'dar-lhe gás', senti as pernas a não quererem subir. É que, para além de ser uma subida, é daquelas que temos de lebantar bem a perna porque existem degraus feitos de raízes e pedras. Obviamente, que tinham lá um fotografo para registar as novas caras de sofrimento.

Até 'assopro'!

Desta subida até à meta foi um instante. Acelerei mais um pouco e dei o meu salto quando cruzei a meta. O meu relógio marcava 2h13m de prova. Foi o tempo que demorei a fazer os 20kms. Como podem ver, e sabendo vós que sou uma pequena caracoleta, a prova foi mesmo rolante. Fui ver a folha das chegadas e o meu dorsal estava na posição 41 da geral. Se se tirarem as mulheres que ficaram à minha frente, sou capaz de ter um bom resultado na geral masculina.

Território Circuito Centro: Done!

Sobre a organização e o conceito, só posso dizer coisas boas. Sempre bem dispostos, a ajudarem, com bons percursos e boas marcações. No geral, foi 5 estrelas! Prevejo que, se forem sempre assim, vou ser muito feliz no Monte da Lua. A medalha de finisher, bem, essa mostro-a assim que encontrar todas as partes!

4 comentários:

  1. Epá, sem fotos?? Não se faz... :P
    Muitos parabéns pelo resultado, é um tempo muito bom.
    Para o ano é para fazer as quatro provas do circuito, mas as distâncias maiores! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta vez foi mesmo sem fotos. Excepto aquelas duas da barragem. Houve alturas em que pensei em parar para tirar uma foto, mas, desta vez, ia com outros objetivos e queria honrar o compromisso que tinha feito em não tirar fotos. :)
      Confesso que a prova foi mesmo muito rolante. Tivesse conseguido correr nas subidas, e teria sido melhor ainda. :)
      Sim, já prometi a mim mesmo que não faço mais provas abaixo dos 30kms! :D hehehe quer dizer, no dia 10 de Maio vou fazer um de 23kms, mas é por ser perto da minha terra natal: Cork Trail Running 2015, em Coruche.

      Eliminar
  2. Parabéns pelo resultado!

    Gostava de fazer esta prova, seria uma boa prova para uma estreia no trail.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.

      Sim, esta prova seria ideal para quem se quisesse iniciar. Passámos por locais muito giros, tivemos alguma tecnicidade, mas de resto foi muito acessivel. Se quiseres experimentar o trail numa corrida, podes tentar o Cork Trail 2015, em Coruche, no dia 10 Maio. São 23kms (há também uma de 13) sem muito D+. :)

      Abraço

      Eliminar