Bearded Runner on Instagram

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

I Trilhos de Bellas - Uma agradável surpresa.

O I Trilhos de Bellas assinalou o meu regresso às provas de trilhos, depois do Ultra Trail Rocha da Pena, em Agosto. Foram mais de 2 meses em que estive completamente parado e outro em que obriguei o corpo a coisas que não estava preparado, como a Maratona de Lisboa.

Mas estava com saudades de correr a arranhar as pernas, tinha umas sapatilhas para sujar e Belas é já aqui ao lado de Lisboa. Esta mistura fez com que me inscrevesse na versão longa da prova: os 25k+.



Com arranque previsto para as 9h e o ter de levantar o dorsal antes da prova, o levantar da cama foi às 6h30. Tomar o pequeno-almoço, arrumar as coisas na mochila, preparar uma muda de roupa e ala que se faz tarde. A manhã acordou cinzenta e com nuvens a fazerem-nos sorrir com a possibilidade de correr à chuva. Tal não aconteceu, e o sol que tardou a aparecer, fê-lo com temperaturas altas. No local da partida, a habitual alegria de quem está entre amigos e se prepara para fazer algo que gosta muito.

A ver o tempo no telemóvel.

A pensar que me esqueci de levar chapéu ou buff.


Com um atraso de pouco mais de 30', deu-se a partida do trail longo.Corremos 100m em alcatrão até virarmos para a 1º subida que deixou alguns atletas a caminhar. Como a estrada não era muito larga, fez com que fosse dificil ultrapassar. Eu lavava um plano para esta prova: correr sempre a um ritmo certo, fosse em subidas, em plano ou nas descidas. Um ritmo certo e calmo que se revelou uma boa estratégia. Quem me passava nas descidas e no plano, era passado por mim nas subidas em que andavam enquanto eu corria.

O percurso foi um boa surpresa na altimetria e na tecnicidade das descidas. Com subidas longas, 2 ou 3 'paredes', muitas descidas técnicas, estradão e single track, foi um percurso completo em todas as vertentes dos trilhos. Os abastecimentos, 2 durante a prova (7,5km e 17,5km) estavam nos locais exatos e com o suficiente para uma prova desta distância. Como nunca fui a um ritmo muito forte, no primeiro abastecimento nem sequer parei. Não sentia necessidade e ainda tinha água na mochila e aproveitei para ganhar algumas posições. A prova foi um constante sobe e desce. A organização já tinha avisado que não ia ser fácil nem um passeio no parque. As subidas obrigavam-me a tocar com o nariz no chão e as descidas a ter muito cuidado onde punha os pés, não fosse escorregar nalguma rocha. Felizmente, as minhas La Sportiva Bushido portaram-se impecavelmente e ao fim de 2 descidas já tinha confiança suficiente nelas para arriscar passadas maiores mesmo em piso enlameado.

Isto não sou eu a dizer que está tudo bem,
isto sou eu a pedir boleia até lá acima.


A partir do km14 comecei a sentir alguma fome. O pequeno-almoço tinha sido há algumas horas atrás e as reservas já se estavam a esgotar. No segundo abastecimento parei para comer umas bananas, tomate com sal, uma batatas fritas e isotónico. Demorei um pouco na conversa e quem tinha ultrapassado no 1º abastecimento, apanhou-me ali. Arranquei para os 10kms finais. Estava a fazer uma boa prova, sem dores, sem cansaço, com um bom tempo e a divertir-me. As vistas nos pontos mais altos da prova, com o sol a aquecer-me o corpo, lembrou-me que não posso estar tanto tempo sem ir aos trilhos.

Até aqui tudo estava a correr bem a nivel da organização, sempre com voluntários a indicar-nos o caminho nos locais de cruzamentos, mas ao km 23, quando cheguei a um cruzamento não havia lá ninguém. Pior, também não havia fitas. Eu e mais outro atleta seguimos por uma estrada, em direção a um policia que estava junto a outro cruzamento e avistámos fitas. Seguimos por aí até que fomos abordados por um carro da policia que nos disse que aquilo era o caminho da prova dos 10kms. Voltámos para trás e encontrámos mais 4 atletas que também estavam a seguir o caminho errado. Os policias não sabiam por onde era, e, por isso, seguimos pela nacional em direção a Belas. Ao fim de 2kms lá demos com o percurso certo. É muito provável que devido a isto tenhamos ganho tempo em relação a quem seguiu o caminho certo, afinal de contas viemos sempre pelo alcatrão e eles pelos trilhos. Dali até ao final foi um tirinho e passadas 3h32'49" cruzei a meta.

A correr para a meta! Isolado no lugar 139!


No geral foi uma boa prova e uma agradável surpresa. Podia ter sido uma prova perfeita, mas não o foi por 3 motivos: o atraso na partida; a partida do trail curto pouco espaçada do longo, que fez com que ao km 3 já estivesse a levar cotoveladas dos velocistas dos 10kms, quando ultrapassavam nos single tracks; a falta de voluntários na parte final da prova. De resto, foi um dia de festa, dia de rever amigos e de voltar a participar numa prova de trilhos. 

Para o ano, talvez lá esteja, desde que eu saiba com quem tenho de falar acerca da limpeza das minhas sapatilhas!

Todas sujas!! :( :(

3 comentários:

  1. Eu infelizmente sofri como nunca tinha sofrido, não foi pela distância nem tempo de corrida, foi por uma bela dor de costas que me fez com que eu tivesse cãibras desde os 19km como nunca tive! Até nas virilhas... aiiiiii :-) para o ano lá estarei outra vez...Assim espero!

    ResponderEliminar
  2. Eu infelizmente sofri como nunca tinha sofrido, não foi pela distância nem tempo de corrida, foi por uma bela dor de costas que me fez com que eu tivesse cãibras desde os 19km como nunca tive! Até nas virilhas... aiiiiii :-) para o ano lá estarei outra vez...Assim espero!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que é pior. Fazer quase 10kms assim não é nada fácil.
      Mas foi um trail muito giro, lá isso foi.

      Abraço e boa recuperação!

      Eliminar