Bearded Runner on Instagram

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

À terceira é de vez (ou como eu tenho menos sentido de orientação que uma batata sem olhos).

É verdade, tenho tanto sentido de orientação como uma batata com olhos. Como não existem batatas com olhos, o meu sentido de orientação também é inexistente. Ali+as, se eu tiver o azar de participar numa prova e ter de me orientar pelo meu relógio gps, o mais certo é nunca mais ninguém me encontrar e eu começar a viver na floresta a comer raízes, minhocas e lagartixas. Não acreditam, então eu explico.

Em novembro, fui correr a primeira vez para monsanto. Fui com outro gajo que tinha um track fixe de aproximadamente 15kms e que não era muito puxado a nível de desnível positivo. Era, portanto, um bom treino para iniciantes. O percurso é o abaixo.

O percurso original


Como gostei do percurso e porque não conhecia mais nenhum, em janeiro decidi ir lá por minha conta e risco. Equipei-me a rigor, enviei a route para o A-rival e fiz-me à terra batida. Tudo estava a correr bem, lembrava-me vagamente de ter passado naqueles sitios e estava confiante. Mas por volta do km 8, comecei a dar voltas no mesmo sitio. Olhava para o relógio e a setinha do gps indicava sempre para um waypoint onde eu não conseguia ir, e quanto mais andava, mais distante ficava dele. Como era a primeira vez que estava a usar as routes do relógio, estava um pouco às aranhas e, na tentativa de passar para o waypoint seguinte, acabar por andar 4 ou 5 para trás. Escusado será dizer que estava perdido. Isto podia não ser nada de grave, mas já para lá fui tarde e a noite já estava a fazer-se sentir. Como não ia a pensar que me fosse perder, não levava frontal comigo. Como não tenho orientação, mas ainda tenho algum bom senso, decidi começar a descer a estrada de alcatrão. A algum sitio, fora da serra, iria ter. Falhei o carro por 700m, e só fui ter com ele quando usei o gps do telemóvel. Infelizmente, devo ter mexido onde não devia no relógio e o resultado é uma linha reta desde o km 11 até ao local do carro.

Tentativa falhada #1
A seguir ao km 11, apanhei um helicóptero.


Mas eu não desisto facilmente e, passado uma semana, decidi voltar para me vingar do percurso. Fui com mais atenção e de manhã, para ter a certeza que podia lá passar o dia a descobrir o caminho. Segui, sem com um olho no gps e, quando cheguei onde me tinha perdido da outra vez, ao fim de algum tempo de cuidadosa inspeção, lá dei com o percurso certo. O meu peito encheu-se de alegria e um novo fulgor atingiu-me, levando-me a velocidades estonteantes até ao km 10,5, sitio onde me voltei a perder. Chamei todos os nomes que conheço ao relógio, pensei que só podia estar avariado, que eu não me podia enganar assim tão facilmente! Lá segui por uma estrada nova, tentei cortar caminho pela mata, mas só conseguia fazer pior. Finalmente, por obra de alguém que me estava a ver lá de cima e a rir, lá dou com o caminho de novo. Novo momento de alegria, até perceber que o estava a fazer ao contrário. Volta para trás e lá encarrilho de novo na direção e percurso certo. Foi sol de pouca dura, porque ao km 14 já eu andava de novo às voltinhas sempre no mesmo sitio. Novo desespero. Lá me decidi em seguir por outro lado e consegui dar com o caminho que me levou de novo até ao inicio. Os 15kms passaram a ser mais de 17kms, mas mesmo assim, com um melhor tempo.

Tentativa falhada #2
Dá para ver os sitios onde andei às voltinhas ao km 14 e no km 11 onde estava a andar para trás.


Como não há duas sem três, voltei lá de novo para o mesmo percurso. E, pasmem-se, só me enganei ali um cadito de nada numa zona com muitas bifurcações de trilhos. A verdade é que o percurso no gps não é totalmente igual ao percurso que está na serra. As curvas são um pouco mais largas e já percebi que a seta serve como orientadora para o próximo waypoint e mesmo que ela esteja a apontar para um lado, não preciso virar assim que ela muda. Já fiz a distância certa e já segui quase a 100% o trilho certo. Consegui, também, melhorar o tempo, mesmo com as paragens que fiz para ter a certeza que não me iria enganar.

Finalmente, à terceira, lá fiz a coisa mais ou menos toda certa.


Enfim, se um dia me largarem no UTMB, já sabem, só vou dar sinais de vida um ano depois da partida!

4 comentários:

  1. Ainda só utilizei essa funcionalidade do Mr. Spoq 3 vezes e até que não me sai mal!! A última foi mesmo no UTNLO e acabou por ser uma grande ajuda... quando se é dos últimos, à noite e sem ver ponta... o Mr. Spoq salvou-me! :-D

    Tens que me arranjar esse track de Monsanto, ando para ir lá fazer um treino ao tempo.

    Abraço e boas corridas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia destes vamos lá dar uma corrida! Levamos o resto do pessoal do Corre Mais Rápido e treinamos os trilhos em conjunto! :)
      Acho que ainda tenho muito para trabalhar cok o Spoq. :)
      Se quiseres os tracks, podes sempre ir ao meu Runkeeper e exportar os gpx. ;)

      Eliminar
  2. Vai treinar com a malta da "Hora do Esquilo" (6h-7h) em Monsanto, eles estão lá todos os dias da semana e às vezes ao fim de semana também. Garanto que ficas a conhecer Monsanto como a palma da tua mão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas 6-7h é da manhã ou da tarde? :) De manhã é complicado por causa do trabalho e à tarde complicado por causa das aulas da universidade. Mas um fim de semana, sou menino para ir. :)
      Têm facebook?

      Eliminar