Bearded Runner on Instagram

terça-feira, 9 de junho de 2015

O treino de regresso. (e pequeno aparte)

Não tendo sido um treino fora do normal, deixou-me as pernas a tremelicar, o que me deixou feliz.

Aproveitando o email que a namorada me enviou a pedir que lhe imprimisse um plano daqueles que as gajas fazem para usaram o bikini, decidi que também o iria fazer e que seria a oportunidade certa para começar com algum reforço muscular. Os exercicios - num plano de 12 semanas - acabam por ser aqueles que preciso fazer. Muitos squats, lunges, burpees, saltos e bench climb... Assim, chegado a casa, equipamo-nos e fomos para o Parque das Conchas trabalhar os caparros.

O plano consiste numa série de 8 exercicios diferentes, divididos em 2 circuitos. A ideia é, para os mais avançados, fazer cada exercicio durante 7' e descansar 1' entre cada um deles. Isto dá um total de 1hora de treino. Mas nós não somos top atletas máquinas e, por isso, lá lhe disse que o melhor era começarmos com menos tempo mas conseguir fazê-lo sem muitas paragens. Decidimos, então, que faríamos 3' com 30" de descanso entre cada. Procurámos uma zona da relva que não tivesse ninguém e que fosse próxima de um banco, para o usarmos nos exercicios. A verdade é que mesmo aqueles 3' de exercicio foram complicados. Eu estou em clara má forma e a minha namorada, que não é habitué nestas coisas, sofremos ali um bocado. Mas soube bem e, mais mal ou menos bem, fizemos aquilo que era suposto. Só não usámos os pesos e a bola medicinal porque não os temos, mas parece-me que isto, uma corda para saltar e uma bola de bosu, serão um bom e possível investimento. E, quem sabe, uns elásticos de TRX. O treino foi composto por:

3' Jump Squats + 30" rest
3' Squats + 30" rest
3' Walking Lunges + 30" rest
3' Bench Climb Knee Ups + 30" rest
3' X Jumps + 1' rest
3' Burpees + 1' rest
3' Weighted Step Up + 1' rest
3' Medicine Ball & Press + 1' rest



Depois disto, ainda fui dar uma corrida e ela fez uma caminhada até casa, dando algumas voltas pelo parque primeiro (fez 2kms). Quando iniciei a corrida senti que já não sabia correr. Arranquei devagar e parecia que não conseguia mais do que aquilo. Não sabia se era pelo treino anterior se pelo facto de não correr há já algum tempo. Talvez fosse dos dois. Sei que custou a entrar na cadência e que o corpo se habituasse ao que estava a fazer. Mas a pouco e pouco aquilo lá foi entrando nos eixos e, sem nunca apertar e respeitando o que o corpo me dizia, corri durante 40' sem parar, fazendo a distância de 7,15kms. Não é nada de especial, fui sempre a passo de caracoleta (o mais rápido que fiz foi 5'10"/km), mas nunca parei e isso já é bom para início. De qualquer forma, dia 20 junho tenho a maratona da Eco Lisbon, em Monsanto, e deixa lá ver se a consigo fazer sem falecer!




(Pequeno aparte)

Eu sei que o verão está aí e que isso é motivo para que as pessoas queiram ter os seus corpos preparados para serem expostos ao sol e aos olhos dos mirones. Sei que muita gente só faz alguma coisa quando este tempo chega. Mas é muito bom ver um parque cheio de pessoas a fazerem exercicio, ou sozinhas, ou em grupo, ou ainda com treinadores. Cada árvore, cada espaço de relva, cada banco, estava com alguém a dar-lhe na transpiração. Uns mais intensos, outros mais descontraídos. Uns super focados, outros a brincarem com os telemóveis e a tirar fotos. O que interessa é que estavam todos na rua em vez de sentados no sofá a olhar para a televisão. E, depois, claro, é tão bom ver calções curtinhos e justinhos, com que as meninas se passeiam (menos se fosse o Filipe)... Até nos dá outro alente e vontade!

10 comentários:

  1. lol!! Pronto, calças de fato de treino e já não incomodo ninguém!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, censuraste! :)

      (pergunta de curioso: tiveste de devolver a roupa? Tipo, lavada e passada para eles emprestarem a outra pessoa?)

      Eliminar
  2. E viva os calções, ehehehehe

    Bom regresso aos treinos!

    ResponderEliminar
  3. bom, depois conta (não mostres, sff!) como ficas de biquini!

    Isso encaixa no reforço muscular, né...pois...hmm, tá.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Farei questão de vir aqui deixar uma foto para que possam ver!
      Tem lá algum exercícios que sim. Serão esses que vou fazer :)

      Abraço

      Eliminar
  4. espero que te aguentes e o reforço muscular entre na tua rotina - com a namorada pode ser mais fácil, pois podem motivar-se um ao outro ... ao contrário daqui o teu amigo Perneta que não encontra forma de ter vontade de os fazer com regularidade.
    Dá-lhe ....
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já dei mais umas corridas, mas de resto, tenho ficado a olhar para ela enquanto ela faz os exercícios, confesso! :D
      Mas vai entrar mesmo na rotina, isso é certo.

      Abraço

      Eliminar
  5. Esperemos que no meio dessas pessoas que saem para a rua para fazer desporto nesta altura do ano, encontremos uma percentagem que continue frequentemente, e já agora, que fiquem bem de calções curtinhos! ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acredito que algumas ganhem o bichinho e vontade de continuarem a correr.
      Acho que o click se dá quando participam numa prova oficial. A coisa toma outra proporção.
      No verão é só curtinhos, no inverno, já nem por isso... :(

      Abraço

      Eliminar